PUBLICIDADE
Coronavírus
NOTÍCIA

Depois de Fortaleza, Caucaia também zera estoque da 1ª dose de vacina

Município aguarda o envio de novas dose para dar continuidade a campanha de vacinação

Mirla Nobre
20:27 | 06/04/2021
No último final de semana, Caucaia atingiu a  marca de quase 6 mil idosos vacinados entre os dias 3 e 4 de abril (Foto: Edu Cardoso / Ascom Prefeitura de Caucaia)
No último final de semana, Caucaia atingiu a marca de quase 6 mil idosos vacinados entre os dias 3 e 4 de abril (Foto: Edu Cardoso / Ascom Prefeitura de Caucaia)

Depois que Fortaleza acabou o estoque de vacinas disponíveis para aplicação da primeira dose (D1) contra Covid-19, foi a vez de Caucaia zerar o estoque da D1 nesta terça-feira, 6. No município, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), 34.513 mil pessoas, entre profissionais da saúde, indígenas, quilombolas e idosos, receberam a primeira dose do imunizante. Em relação à segunda dose (D2), foram 11.180 pessoas vacinadas.

Para dar continuidade na campanha de vacinação, especificamente na aplicação da D1, o município espera a chegada de um novo lote de vacina que devem chegar ao Ceará nos próximos dias, segundo Governo do Ceará. Com estoque zerado, a cidade tem doses restantes apenas para o grupo de quilombolas e profissionais da saúde, deixando idosos de 63 anos ou mais à espera de um novo lote para receber a imunização.

LEIA MAIS | CE: 2,54% da população recebeu as duas doses de vacina contra Covid-19

No último final de semana, Caucaia atingiu a marca de quase 6 mil idosos vacinados entre os dias 3 e 4 de abril. O município contou, além dos pontos fixos de vacinação, com a intensificação de Drive-Thru. Durante a semana, a imunização acontece por agendamento nos Postos de Saúde ou com os Agentes Comunitários de Saúde. Pontos descentralizados de vacinação também foram adotados há mais de duas semanas para acelerar a campanha.

Na campanha de vacinação dos grupos prioritários, Caucaia atingiu 87% da imunização, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Desde o início da campanha, em janeiro, a cidade recebeu um total de 66.074 doses para serem distribuídas nas seguintes faixas prioritárias, conforme orientação do Estado: Idosos, Indígenas, Profissionais de saúde, Quilombolas, e idosos em lares de longa permanência.

LEIA MAIS | Retidas doses de 37 cidades do CE que não atingiram meta de aplicação

Ainda conforme a Secretaria da Saúde, com o total das doses recebidas, pode afirmar que 91% da população indígena de Caucaia já está imunizada. Assim como a população de idosos até 63 anos, que alcançou no último final de semana, quase 100% do total de idosos cadastrados no município. "Outro dado importante nesse processo de imunização fica por conta da parcela de profissionais da saúde vacinados, 67% do total cadastrado”, informa.