Médico urologista e professor da UFC, Ariel Scafuri morre por Covid-19

Durante a pandemia, Ariel foi responsável pela doação de EPIs para a Universidade Federal do Ceará e unidades de saúde da Capital. Ele era reconhecido pela sua atuação tanto na academia quanto no atendimento médico

O médico urologista Ariel Gustavo Scafuri, professor de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), morreu nesta sexta-feira, 2, em decorrência da Covid-19. Nascido em Buenos Aires, na Argentina, ele tinha 51 anos de idade e estava internado em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) há alguns dias. Uma equipe médica de São Paulo veio a Fortaleza para tentar salvá-lo, mas ele não resistiu.

O professor da UFC João Macêdo, colega de Ariel na Faculdade de Medicina, falou sobre a sua atuação “muito marcante” na universidade e como médico na Capital. “Era um professor com potencial muito grande, cooperava ativamente para as discussões e atividades do curso. Conhecia muito de anatomia, era muito interessado nas temáticas de educação médica, um grande profissional”, considerou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ariel mediou, em junho de 2020, a doação de 1.500 face shields para auxiliar no combate ao coronavírus na UFC, por meio do Grupo de Apoio aos Médicos e Agentes de Saúde (Gama). Na época, o mundo ainda enfrentava a escassez dos equipamentos para proteção individual. Ele também chegou a doar os insumos para unidades de saúde da Capital, como o Instituto Dr. José Frota (IJF) e o Frotinha. “É uma enorme satisfação poder servir de canal para disponibilizar esse material à Universidade”, disse o professor.

Colegas de Ariel do Departamento de Morfologia da Faculdade de Medicina da UFC lamentaram, em nota conjunta, o falecimento do professor. “Sua inteligência era ímpar e suas ideias inspiradoras. Suas ponderações sempre foram acolhidas com muita atenção na solução e no andamento dos estudos da graduação e da pós-graduação”, afirmam os professores.

Em nota, a Faculdade de Medicina da UFC também manifestou “profundo pesar” pelo falecimento do médico, reconhecendo sua “importante atuação” como docente da instituição e a “valiosa contribuição à formação de profissionais médicos do Estado do Ceará”. Ariel era professor da instituição desde 2002 e tinha pós-doutorado na área de cirurgia urológica pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Leia íntegra da nota divulgada pelo Departamento de Morfologia:

O Departamento de Morfologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará recebe hoje com muito pesar a notícia do falecimento do Prof. Dr. Ariel Gustavo Scafuri, médico, urologista e professor em Anatomia Humana do Departamento desde 2002 onde foi chefe durante a gestão 2011- 2014.

Prof. Ariel Scafuri nasceu em 4 de novembro de 1969 na cidade de Buenos Aires, Argentina. Graduou em Medicina na Universidade de São Paulo onde se especializou em Cirurgia Geral, Urologia, tendo concluído o doutorado na área de Urologia em 19 de dezembro de 2000. Atualmente era Professor Titular de Anatomia Humana do Departamento de Morfologia.

Por vários anos exerceu com muita dedicação a função de servir à augusta escola de Medicina (UFC) com renovação. Sua inteligência era ímpar e suas ideias inspiradoras. Suas ponderações sempre foram acolhidas com muita atenção na solução e no andamento dos estudos da graduação e da pós-graduação.

Neste momento de dor, diante do mistério da morte, o Departamento de Morfologia se une a toda Faculdade de Medicina em oração na súplica ao Bom Deus que receba este filho amado na eternidade e que as esperanças cristãs confortem o coração de todos os familiares e amigos do Prof. Ariel Scafuri.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

morte covid-19 morte coronavírus covid-19 fortaleza médico urologista ufc professor da ufc

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar