Mutirão de vacinação em Fortaleza ocorre de forma tranquila nesta manhã

Meta é vacinar 40 mil idosos no fim de semana. Mais de 50 pontos de vacinação estão funcionando neste fim de semana a fim de acelerar a imunização de idosos em Fortaleza

O mutirão de vacinação em Fortaleza prevê aplicar doses em mais de 40 mil idosos neste fim de semana. Na manhã deste sábado, sob chuva, a imunização foi realizada de forma tranquila. Em alguns locais, pequenas filas se formaram mas fluíam rapidamente na entrada das unidades. Três policlínicas e 43 postos de saúde em Fortaleza reforçam o processo de vacinação de idosos a partir de 69 anos na Capital.

São mais de 50 pontos, somando os quatro drive-thru e as salas de acolhimento em quatro Cucas. Erlemus Soares, coordenador da Rede de Atenção Primária e Psicossocial de Fortaleza, explica que, com a chegada de novas doses, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) decidiu ampliar os locais de aplicação da vacina para acelerar o processo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“No fim de semana, são seis postos atendendo síndrome gripal mas os demais ficam fechados. Então, não tem risco de aglomerar idosos com pessoas sendo atendidas. A gente está usando esse espaço que estaria fechado aos finais de semana, como as policlínicas. Com isso, nossa estimativa é vacinar mais de 20 mil pessoas por dia”, projeta. Ele detalha que cada unidade básica conta com quatro equipes vacinando. Em cada policlínica são sete salas de vacinação.

LEIA MAIS

>Vacinação em Fortaleza: falha técnica não registra parte de doses aplicadas 

Pode beber após vacinação contra Covid-19? Confira orientação

Na policlínica Luís Carlos Fontenele, no Passaré, funcionários relataram que antes mesmo da unidade abrir, alguns idosos e acompanhantes já aguardavam no local mas foram atendidos rapidamente. "Estou muito alegre, graças a deus. Vou ficar mais tranquila quando tomar a outra", planeja Francisca Pereira dos Santos, 80. Seu Eliaquim Cesário de Souza, 80, conta que estava ansioso para este dia. "Foi difícil. A gente fica preso dentro de casa e sai com muita preocupação porque a gente não sabe com quem tá o vírus", relata. Logo após a aplicação, Raimunda Aureliano, 81, decretou: "tô mocinha agora!", brincou.

Maria das Graças Carvalho, 70, conta que a vacinação no posto de saúde Dr. Roberto da Silva Bruno, no bairro de Fátima, foi rápida e elogiou o atendimento. Apesar de ter o sentimento de gratidão pela imunização da mãe, Raquel Carvalho, 33, fala do pesar por quem não teve a oportunidade de sobreviver para ser vacinado. "É rezar para a pandemia acabar, para que as pessoas que estão doentes se recuperem. Não é porque os meus estão vacinados que vamos ficar tranquilos. Temos que redobrar os cuidados. As pessoas têm que aprender a ser menos egoístas", reflete a administradora.

"Tomara que se estenda rapidamente para todos. Não adianta eu estar e você não estar. Mais tranquila mas a gente só vai ficar tranquilo no nosso país quanto todos estiverem vacinados", afirma Luiza Helena Carvalho, 70. "Estou resolvendo porque a gente tem uma doença que tá matando. Se tem vacina, como é que pode? Se tivesse chegado antes, como era o desejo de todos, não estávamos passando por tantas mortes ", preocupa-se. 

Clique na imagem para abrir a galeria

Agendamento

A previsão é que na segunda-feira, 29, seja possível vacinar pessoas a partir de 68 anos. O coordenador frisa que o critério de agendamento é sempre pela idade e alerta para que as pessoas preencham o cadastro corretamente a fim de evitar falhas. “A gente pede que verifiquem. Se tiver faltando um número do CPF, por exemplo, ou alguma pendência, a gente não tem como chamar. Se o filho colocar o CEP errado, de outro município, dá problema. Não é chamado”, esclarece.

Erlemus explica que todos os dias novas pessoas são incluídas para o agendamento, a partir dos cadastros realizados no Saúde Digital, plataforma do Governo do Estado. “Nunca dá pra chamar um grupo todo. Sempre fica uma sobra para ficar para o próximo dia”, diz. Esse quantitativo de idosos mais velhos seguem sendo vacinados paralelamente à ampliação da faixa etária. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacinação covid fortaleza grupos prioritários vacina covid coronavírus vacina em fortaleza vacina covid-19 vacina coronavirus saude digital vacine já fortaleza covid-19 ceará coronavírus ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar