Vacinação em Fortaleza: falha técnica não registra parte de doses aplicadas

Especialista orienta quem recebeu encaminhamento para tomar a D1 novamente a ignorar a mensagem e informar, no dia de aplicação da D2, sobre o erro

Uma falha técnica no sistema de dados da vacinação contra Covid-19 em Fortaleza não registrou a aplicação da primeira dose do imunizante em algumas pessoas. Conforme O POVO apurou, idosos que estão agendados foram convocados mais de uma vez após a primeira dose. Ao chegarem no posto de vacinação, foram informados sobre "erro no sistema" e não receberam imunizante. 

"A informação que o funcionário me deu foi de que a segunda dose seria no dia marcado no cartão de vacinação e que qualquer posto atenderia na data (apenas em abril). Ficamos frustrados e voltamos pra casa", relata o pastor Jamielson Simões, que levou a mãe para ser vacinada após o novo aviso. Ele destaca que a data marcada no cartão de vacinação para a segunda dose não aparece no sistema. "A gente precisa ter confiança nos controles", pondera. A reportagem chegou a receber relatos similares.

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A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Fortaleza reconheceu, por meio de nota, o caso denunciado por Simões e confirmou que a primeira dose está registrada no sistema de vacinação adotado pela Prefeitura. A pasta diz que "está analisando a possível falha no sistema de envio de mensagem", mas não respondeu à reportagem sobre o número de pessoas que passaram pelo mesmo problema ou que não tiveram dose registrada.

Segundo Erlemus Soares, coordenador da Rede de Atenção Primaria e Psicossocial de Fortaleza, a falha afetou os dados relativos, em sua maioria, à vacina AstraZeneca. “Foi algum caso pontual de sistema. 1% ou 2% que deu alguma falha [e] essa informação [da primeira dose tomada] não ficou registrada”, explica. A pasta também não respondeu sobre doses que podem não ter sido registradas no sistema.

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O especialista orienta quem recebeu encaminhamento para tomar a D1 novamente a ignorar a mensagem e informar a equipe de vacinação, no dia de aplicação da D2, sobre o erro. Mais informações podem ser fornecidas através da Central 156, telefone da Prefeitura de Fortaleza para registro de solicitações, denúncias, sugestões, elogios e reclamações. (Colaborou: Ana Rute Ramires)

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