Profissionais percorrem 10 km na zona rural de Pacatuba para vacinar agricultora de 75 anos

O local não tem sinal de internet e a equipe não sabia se encontraria ou não a idosa no horário que agendaram. Pacatuba tem quase 1.500 idosos com mais de 75 anos vacinados contra a Covid-19

Uma equipe de saúde de Pacatuba, município localizado na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), percorreu 10 quilômetros na zona rural para vacinar a agricultora Rita Nogueira, de 75 anos, na comunidade de Tabuleirinho. O percurso foi realizado de carro em uma estrada de terra de difícil acesso e a pé por dentro do plantio da idosa.

A enfermeira Aline Oliveira contou que a equipe foi até o local sem conseguir confirmar que a idosa estaria presente para receber o imunizante. Ela explica que o local fica afastado da parte urbana e não tem sinal nem de telefone. “Quando chegamos, um familiar avisou que ela estava em um plantio mais afastado e como já tínhamos feito toda a logística para chegar até lá, resolvemos ir atrás dela”, relatou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A partir daí, a equipe, rodeada por insetos devido ao período chuvoso, passou a procurar a idosa no meio do roçado. Aline conta que eles começaram a gritar o nome dela para em busca de uma resposta e após várias tentativas passaram a ouvir a voz de Rita bem distante. “A gente se comunicou até com a vaia cearense, nós gritávamos e ela respondia para ajudar a localizar”, lembra Aline.

Ao não encontrar a idosa em casa, os profissionais entraram no plantio para procurá-la.
Ao não encontrar a idosa em casa, os profissionais entraram no plantio para procurá-la. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Pacatuba)

Depois da saga, foi só seguir o protocolo. Aline mostrou o líquido dentro da seringa e aplicou o imunizante. “É só uma ‘ferruadinha’ de mutuca (inseto semelhante a uma mosca)”, disse o agente comunitário Walberto Ferrer, referindo-se a picada da agulha. “A (ferruada da) mutuca dói muito mais”, retrucou a idosa. 

Apesar de toda a dificuldade da equipe para chegar até a idosa, a sua receptividade facilitou o trabalho dos profissionais. Aline explica que nem sempre é desse jeito. “Alguns idosos têm medo da vacina, seja por falta de informação ou até mesmo por como a informação chega até eles. Quando temos um caso assim, é necessário muito diálogo e acolhimento: o primeiro passo é escutar”, defende a enfermeira. Além de Aline e Walberto, um motorista da prefeitura, identificado como Severo, também acompanhou a equipe.

Total de 1.497 idosos com mais de 75 anos já receberam pelo menos uma das doses da vacina contra a Covid-19 no município de Pacatuba, de acordo com atualização desta quarta-feira, 24, do Vacinômetro da Secretária de Saúde do Ceará (Sesa). Desde o início da pandemia, 53 habitantes de Paracuru morreram em decorrência da doença e 1.747 casos foram confirmados até esta quarta-feira.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

zona rural de paracuru vacinação covid-19 ceará histórias da vacinação no ceará idosa vacinada região metropolitana de fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar