Dois professores do Centro de Tecnologia da UFC morrem vítimas de Covid-19 no mesmo dia

Sindicato dos docentes da Instituição emitiu nota de pesar lamentando a perda e destacou as 300 mil vidas perdidas pela doença no país

Os professores Erlon Lopes Pereira, de 32 anos, e João Vitor Moccellin, de 71 anos, do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), morreram nesta quarta-feira, 24, vítimas da Covid-19. A informação foi confirmada, por meio de nota, nesta tarde pelos Departamentos de Engenharia Hidráulica e Ambiental e de Engenharia de Produção da Universidade, onde ambos trabalhavam.

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC) também emitiu nota de pesar lamentando a perda dos docentes e destacou as 300 mil vidas perdidas pela doença no Brasil registradas nesta quarta. “A ADUFC-Sindicato lamenta, profundamente, o prematuro falecimento dos docentes Erlon Lopes Pereira e João Vitor Moccellin, na madrugada desta quarta-feira (24/3), em decorrência de complicações da Covid-19”, disse a nota publicada nas redes sociais.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Com doutorado em Engenharia Agrícola, Erlon ingressou como docente da UFC em julho de 2018. Conforme depoimento de seus colegas de departamento, era um jovem de “espírito leve, sorriso sempre presente e de fácil conversa”. Ele foi coordenador do Curso de Engenharia Ambiental, onde realizou orientações a alunos de graduação e de pós-graduação, em áreas como: tratamento de efluentes agroindustriais para despejo e reuso; ensaios de toxicidade aguda e crônica de efluentes utilizando organismos vivos; e reatores químicos e bioquímicos no tratamento de efluentes.

LEIA TAMBÉM | Pesquisadores da UFC criam moléculas em laboratórios para inibir ação do coronavírus

Há 10 anos na UFC, João Vitor Moccellin foi chefe do Departamento de Engenharia de Produção e tinha ampla experiência acadêmica nas áreas de pesquisa operacional e programação da produção, tendo sido coordenador do Mestrado em Logística e Pesquisa Operacional da UFC.

Em homenagem ao docente, o chefe do Departamento de Engenharia de Produção, Professor Anselmo Ramalho Pitombeira Neto, disse que João era muito dedicado ao campo. “João Vitor Moccellin era um professor muito dedicado às disciplinas e aos alunos, e também tinha muito conhecimento. Era uma das referências nacionais na área de pesquisa operacional. Tive a honra de ser aluno dele na Universidade de São Paulo (USP)”, comenta.

Moccellin era graduado em Engenharia Civil pela USP (1973), mestre e doutor em Engenharia Mecânica pela mesma Instituição. Antes de ingressar na UFC, foi docente na Escola de Engenharia de São Carlos/USP (de agosto de 1975 a fevereiro de 2011). Era, ainda, editor associado da Revista Pesquisa Operacional.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

PROFESSORES UFC COVID-19 CENTRO TECNOLOGIA UFC PROFESSORES UFC PROFESSORES COVID-19

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar