Covid-19: Sesa requisita estoque de 26 distribuidoras de medicamentos

A ação é uma forma de tentar evitar o desabastecimento de remédios em todo o Estado. Nos últimos dias, parte significativa dos municípios tem enfrentado dificuldades para comprar remédios essenciais para o combate à doença

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) requisitou administrativamente o estoque de 26 distribuidoras de medicamentos necessários para o tratamento da Covid-19, na tarde desta terça-feira, 23. A operação foi coordenada com as secretarias da Fazenda (Sefaz) e da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). A ação visa evitar o desabastecimento em todo o Estado e foi tomada diante da ausência de resposta às solicitações para compra de remédios da pasta.

Em nova reunião nesta quarta-feira, 24, o titular da Sesa, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, reafirmou a responsabilidade das distribuidoras em garantir o rápido envio dos fármacos necessários para o enfrentamento da pandemia. “Vivemos uma situação de excepcionalidade e nós precisamos preservar a vida das pessoas”, declarou Cabeto em nota.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Com o aumento de casos da pandemia e as mudanças da segunda onda da crise na saúde, 60% dos municípios cearenses têm dificuldades na compra de medicamentos para intubação. As cidades têm solicitado empréstimos emergenciais de remédios em grandes quantidades devido ao momento crítico da pandemia em todas as regiões cearenses. Diante dessa demanda, o Executivo estadual resolveu centralizar a compra dos insumos necessários e distribuir para os municípios por 30 dias.

O POVO contatou a Sesa para ter mais informações sobre os remédios que foram requisitados e se a quantidade é suficiente para atender à demanda dos municípios nesta segunda onda da pandemia. Até a publicação desta matéria, a pasta ainda não havia respondido os questionamentos feitos pela reportagem.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

remédios pandemia coronavírus ceará muinicípios ceará pandemia coronavírus centralizaçãó compra remédios ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar