Em reunião, municípios do Cariri descartam adoção de lockdown; veja lista

As cidades que se declararam contra a medida justificaram o impacto econômico causado pela decisão. Para gestores, a situação pode ser atenuada com a ampliação de leitos pelo Governo do Estado

Municípios da região do Cariri decidiram não decretar lockdown, durante reunião conjunta na tarde desta terça-feira, 9. No total, 29 prefeitos participaram da discussão virtualmente, para discutir medidas adotadas diante do cenário epidemiológico da região. A decisão foi tomada por 27 dos chefes do Executivo presentes - dois não votaram, sem dar justificativa: Antonina do Norte e Araripe. As informações são do jornalista Luciano Cesário da Rádio O POVO CBN e foram confirmadas pela assessoria de imprensa do Crato.

As cidades que se declararam contra a adoção de lockdown, entre elas Juazeiro do Norte e Iguatu, justificaram o impacto econômico causado pela medida, especialmente no segmento do comércio. Para os gestores, a situação pode ser atenuada com a ampliação de leitos na região pelo Governo do Estado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ainda assim, especialistas da saúde, que participaram da reunião, alertaram que o lockdown é uma medida necessária para evitar o colapso da rede hospitalar. O secretário da Saúde do Estado, Dr. Cabeto, também participou do encontro e falou sobre a preocupação com os números da pandemia na região. Ele também atualizou os dados sobre o andamento da vacinação e da expansão de leitos para o Cariri, de acordo com a assessoria do Crato.

O encontro começou por volta das 15 horas e se estendeu até perto das 19 horas. Além das administrações municipais, também participaram da discussão representantes da indústria e do comércio. As medidas ainda deverão anunciadas oficialmente nas próximas horas. Cada prefeitura deve fazer a comunicação sobre a medida a ser adotada em cada cidade. Os prefeitos irão se reunir novamente na próxima sexta-feira, às 15 horas, para fazer nova avaliação do cenário.

Casos da variante P1

A região tem sete casos confirmados da nova variante do coronavírus, oriunda do Amazonas. São quatro pessoas infectadas com a variante P1 em Brejo Santo; dois pacientes em Juazeiro do Norte e um no Crato. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) ainda investiga pelo menos mais dez casos suspeitos.

Na noite de segunda, 8, três dos cinco prefeitos que integram o comitê regional de enfrentamento ao coronavírus sinalizaram posição favorável à implementação do isolamento rígido: Zé Aílton Brasil, do Crato; Gislaine Landim, de Brejo Santo; e Guilherme Saraiva, de Barbalha.

Já Glêdson Bezerra, prefeito de Juazeiro do Norte, vem defendendo que o decreto de lockdown seja a última medida a ser tomada para o combate ao coronavírus. Em entrevista à Rádio CBN Cariri na última quinta-feira, 4, Bezerra chegou a falar que não pretende decretar o bloqueio e as restrições mais severas na região. “Por enquanto está dando para manter o ritmo", ponderou o gestor.

Veja lista dos municípios que votaram a favor ou contra a adoção de lockdown:

A favor:

- Brejo Santo

- Crato

- Milagres

- Barbalha

- Penaforte

- Mombaça

- Assaré

- Barro

- Mauriti

- Altaneira

Contrários:

- Iguatu

- Nova Olinda

- Jardim

- Várzea Alegre

- Missão Velha

- Santana do Cariri

- Icó

- Juazeiro do Norte

- Aurora

- Jati

- Campos Sales

- Lavras da Mangabeira

- Cedro

- Tarrafas

- Farias Brito

- Granjeiro

- Caririaçu

Não votaram:

- Antonina do Norte

- Araripe

Com informações do repórter Luciano Cesário (O POVO CBN Cariri)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

coronavírus lockdown cariri medidas rígidas covid-19

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar