Empresas de terminais de ônibus são autuadas pelo Decon por descumprir medidas sanitárias de combate à Covid-19

Órgão ainda constatou irregularidades em seis empresas na Capital, que terão dez dias para apresentarem suas defesas

O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) autuou duas empresas que realizam atividades em terminais de ônibus, em Fortaleza, por descumprir medidas sanitárias de combate à Covid-19. A fiscalização aconteceu entre os dias 19 e 25 de fevereiro, onde 14 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados pelo órgão. Destes, em seis locais foram registradas irregularidades quanto à legislação consumerista e seis apresentaram situação regular no funcionamento.

Nos terminais de ônibus da Capital, foi averiguado que a empresa Socicam, administradora do terminal de ônibus Lagoa, e a Auto Viação São José, empresa de transporte coletivo, não estavam respeitando o distanciamento seguro entre os passageiros nas filas. Além disso, o Decon constatou aglomerações no interior do veículo correspondente à linha nº 083 (Conjunto Ceará/Lagoa), pertencente à empresa de transporte.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia Também | Sindiônibus afirma que empresas venderam ônibus e Prefeitura nega demanda por mais veículos

Em relação às irregularidades consumeristas, as empresas Hapvida (unidade Joaquim Távora), R2 Atividade Desportivas, Academia Smart Fit (unidade Meireles), Academia Premium, RedCross Academia e Lojão da Moda Santana apresentaram alvará de funcionamento e certidão do Conselho de Educação Física vencidos, falta de Certificado de Conformidade do Corpo de Bombeiros (CCBM) e do Certificado de Pessoa Jurídica do Conselho Regional de Educação Física (Cref).

Leia Também | Ministério Público recomenda que Governo do Estado adote medidas de isolamento mais rígidas

As fiscalizações aconteceram a partir de denúncias recebidas e de procedimentos de rotina do órgão. As empresas onde foram constatadas irregularidades terão até dez dias, contados a partir da data de autuação, para apresentarem as defesas ao Decon, estando sujeitas à penalização administrativa, conforme estabelecido no Decreto 2.181/97.

Realizar denúncias ao Decon

Decon Ceará
E-mail: deconce@mpce.mp.br
WhatsApp: (85) 99187-6381, (85) 98960-3623 e (85) 99181-7379

Sobral
Email: deconsobral@mpce.mp.br
WhatsApp: (88) 98863-9042 e (88) 99762-5744

Juazeiro do Norte
Email: crdjuannorte@mpce.mp.br
WhatsApp: (88) 98861-3672

Crato
Email: prom.crato@mpce.mp.br
WhatsApp: (85) 98563-2880

Maracanaú
Email: decon.maracanau@mpce.mp.br
WhatsApp: (85) 98184-9549

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

DECON FISCALIZAÇÃO FORTALEZA DECON EMPRESAS ÔNIBUS FORTALEZA FISCALIZAÇÃO EMPRESA ÔNIBUS FORTALEZA DECON MEDIDAS SANITÁRIAS DENÚNCIAS DENÚNCIAS EMPRESAS MEDIDAS SANITÁRIAS MEDIDAS COVID-19 FORTALEZA FISCALIZAÇÃO

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar