Covid-19: Ceará investiga 13 óbitos por nova variante do coronavírus

Ao todo, 190 casos são monitorados pela Secretaria da Saúde

A variante P1 do novo coronavírus, oriunda de Manaus, pode ter causado a morte de 13 pessoas no Ceará. Ao todo, 190 casos de suspeita de infecção pela variante estão sendo monitorados pela Secretaria da Saúde (Sesa) do Estado.

Até o momento há confirmação de três casos que pertencem à nova variante do vírus. A Vigilância Epidemiológica é notificada dos casos suspeitos nas unidades de saúde do Estado. Apenas um paciente veio transferido em acordo com o Estado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Dos 190 pacientes, 79 (41,57%) são viajantes e 111 (58,42) são contactantes. Ainda de acordo com a Sesa, são 95 pacientes do sexo masculino e 95 do sexo feminino com suspeita de infecção pela nova variante do coronavírus. No dia 18 de fevereiro, Sesa apontava 107 casos suspeitos da nova variante.

Os exames são analisados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Ceará e no Amazonas, por meio de sequenciamento total.

LEIA TAMBÉM | O que se sabe sobre a variante da Covid-19 que chegou ao Ceará

Casos confirmados

 

Os três pacientes que estão contaminados com a nova variante do vírus foram confirmados pela Sesa no último dia 8. São homens com mais de 60 anos e todos estavam internados em hospitais particulares de Fortaleza.

Segundo a Sesa, o fato de os três serem os primeiros confirmados não necessariamente significa que eles foram os primeiros infectados, pois não há ordem cronológica nas amostras confirmadas.

A possibilidade de presença da variante já era cogitada pelas autoridades cearenses há alguns dias. Em 30 de janeiro, O POVO antecipou que profissionais de saúde e gestores de hospitais públicos e particulares apontavam mudanças no perfil de novos pacientes e maior gravidade dos casos como indício.

No Brasil

 

A variante P1 está presente em 184 casos identificados no País: Amazonas (60), São Paulo (28), Goiás (15), Paraíba (12), Pará (11), Bahia (11), Rio Grande do Sul (9), Roraima (7), Minas Gerais (6), Paraná (5), Sergipe (5), Rio de Janeiro (4), Santa Catarina (4), Ceará (3), Alagoas (2), Pernambuco (1) e Piauí (1).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

nova variante coronavírus variante p1 amazonas mortes covid ceará casos nova variante covid

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar