Upas de Fortaleza têm 67 pessoas na fila por leito de UTI

Pandemia avança, mas letalidade é menor se comparada ao pico registrado no ano passado: 9% ante 1,2%

Atualizado em 19/02/2021 às 13h47min

As Unidades de Pronto Atendimento (Upas) de Fortaleza têm, nesta sexta-feira, 19, 67 pessoas aguardando por leitos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). A informação é do secretário de Saúde do Estado, Dr Cabeto, e foi divulgada durante live nesta manhã. De acordo com o titular da Sesa, na primeira quinzena de fevereiro, cerca de 10 mil pessoas com suspeita buscaram por atendimento nas unidades. A quantidade é a mesma registrada em maio do ano passado, pico da pandemia no Estado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Há um recrudescimento da pandemia. Mas, graças a Deus, com uma letalidade muito menor. Em maio de 2020 era de 9%. Hoje é de 1,2%", disse. Por outro lado, o titular afirmou que o número de pacientes suspeitos de infecção deve dobrar nas Upas, comparado ao pico da primeira onda, e que 13% deles precisarão de atendimento. 

O secretário pontou ainda que o Ceará já está com quase 600 leitos a mais do que tinha em setembro de 2020. A expectativa é chegar no fim de março com quase 800 leitos de Terapia Intensiva. No início de abril, o governo pretende ter instalado, no total, mais mil leitos novos nos hospitais comparado ao mês de setembro do ano passado. Upas e Hospitais regionais, do Cariri, Sobral e Quixeramobim, devem receber reforços hospitalares.  

"É hora de ceder. Quanto mais privilégio você tem, maior a sua obrigação. Nós temos que ajudar os mais vulneráveis. Eu sei que é difícil. Mas pode confiar que nós estamos jogando com a maior transparência. Nós vamos fazer o maior esforço. Independente de decreto, quem dita as normas é a própria sociedade. Eu tenho certeza que a sociedade vai colocar as diferenças de lado".

SOBRE O ASSUNTO Com novo decreto, saiba o que pode e o que não pode no Ceará

O recrudescimento da pandemia da Covid-19 no Ceará motivou medidas mais rígidas anunciadas na última quarta-feira. Além do toque de recolher entre 22h e 5h da manhã do dia seguinte, serviços não essenciais tiveram o horário de funcionamento reduzidos, aulas presenciais foram suspensas, salvo a impossibilidade de ocorrerem remotamente, e espaços públicos passaram a fechar mais cedo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ceará camilo santana toque de recolher coronavírus novo decreto ceara decreto ceara lockdown fortaleza decreto camilo santana decreto do governador novo coronavirus novo decreto governo do ceara decreto do governador camilo santana covid fortaleza camilo santana decreto camilo novo decreto camilo santana camilo santana hoje toque de recolher o que é chuvas no ceará pronunciamento camilo santana novo decreto do governador do ceará lockdown fortaleza 2021

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar