Começa vacinação de idosos transportados em táxis e Ubers para drive-thru

Iniciativa busca acelerar o processo de vacinação contra a Covid-19 na Capital; Projeção é de que 200 idosos sejam transportados por dia

Atualizada às 17h18 min

O serviço de transporte gratuito de idosos aos postos de vacinação drive-thru em Fortaleza, anunciado na última semana, teve inicio na tarde desta quarta-feira, 10. Governo do Estado e Prefeitura contrataram taxistas e motoristas de aplicativo para levarem idosos acima de 75 anos aos postos de imunização dessa modalidade no Município, com o objetivo de acelerar o processo de vacinação contra a Covid-19.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os primeiros a utilizarem o serviço foi o casal de idosos Tereza Cândido, 81, e Francisco Cândido, 83. Casados há seis décadas, ambos foram transportados por um motorista contratado por meio de parceria entre os órgãos públicos e serviços de transporte para o drive-thru localizado no Centro de Eventos do Ceará.

"Tô muito feliz, muito esperançosa que logo logo chegue a segunda vacina (dose) e a gente volte a vida normal, de poder visitar a família. Tô com um ano que não saiu de casa, quase um ano, tô louca para sair. Eu era uma mulher ativa, fazia hidroginástica", lembra Tereza, que foi a primeira a receber a vacina contra Covid-19 utilizando o serviço.

"Foi maravilhoso, porque quantas pessoas não tem que vim e não tem um transporte? Não tem nada? Nem dinheiro para pagar o táxi? Então isso é maravilhoso", constatou a idosa ainda, se referindo a gratuidade do transporte.

Logo em seguida, foi a vez do seu esposo, Francisco, receber a dose. Após a aplicação o idoso conversou com O POVO e destacou a ação como sendo "muito importante", desejando ainda: "Que nossos governantes continuem acertando, como estão acertando agora".

De acordo com Aline Gouveia, secretária-adjunta da SMS, a campanha de vacinação em Fortaleza segue "com os mesmos critérios", sendo a oferta dos transportes apenas um "diferencial". A representante afirma que até o inicio desta tarde cerca de 75 idosos já haviam ligado para solicitar o transporte gratuito até o drive-thru do Centro de Eventos, afirmando que o serviço tem capacidade de transportar 200 contemplados por dia.

Seleção de motoristas

Ainda segundo Aline, os motoristas escolhidos para conduzirem idosos foram selecionados pelo Sindicato dos Taxistas do Ceará (SindiTaxi) e pela Associação dos Motoristas de Aplicativo (Amap).Todos os condutores foram testados e receberam "o protocolo de higienização" que devem seguir durante o processo de viagem.

Entre esses motoristas está o taxista Valden Oliveira, 45, primeiro a realizar o transporte de idosos para o drive-thru do Centro de Eventos do Estado. "Eu me sinto muito satisfeito por cooperar de alguma forma com esse momento. Espero que a vacinação consiga amenizar a situação da Covid-19 na nossa cidade. Gostaria de externar o meu sentimento de gratidão por fazer parte disso", destacou na ocasião.

O sentimento é mesmo sentido por André Ramos, 40, primeiro motorista do aplicativo de transporte Uber a fazer parte da ação. "É uma experiência maravilhosa, uma momentos histórico para nosso país. Um momento de esperança com a chegada da vacina. É prestigio fazer parte desse momento. Estou muito feliz", destacou o condutor.

Foram pelo menos duas reuniões com a SMS e com a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) para que os serviços de transportes fechassem parceria, segundo Francisco Moura, presidente do SindiTáxi, que informou ainda a seleção de 100 taxistas para a iniciativa. "A gente fica feliz em poder dar essa contribuição a sociedade de Fortaleza", pontuou o presidente.

"Aceitamos esse convite de forma muito honrosa, uma vez que a categoria demorou para se regulamentar, era marginalizada, e hoje é reconhecida e usada como ferramenta de beneficio para sociedade no combate ao coronavírus. Isso é muito honroso para a categoria. Aceitamos de pronto esse convite", destacou Rafael Keylon, diretor da Amap. 

Saiba como fazer para agendar o transporte:

Para solicitar transporte, o idoso precisa estar cadastrado no aplicativo Vacine Já (disponível para Android ou iOS), ou no site Vacine Já, e caso não consiga acesso à internet ele pode ter o cadastro realizado por parentes em qualquer posto de saúde. Nesse processo, o contemplado pode informar se necessita de transporte para ir ao drive-thru.

A confirmação do agendamento é realizada por e-mail, pelos remetentes oficiais da SMS: vacineja@sic.fortaleza.ce.gov.br e vacineja@sepog.fortaleza.ce.fov.br. Para saber qual veículo irá busca-lo, o idoso pode também ligar para os telefones do Call Center, 3452.6979 e 3452.6990.

Caso o contemplado tenha optado primeiramente pela vacinação domiciliar e queira posteriormente trocar pela vacinação no drive-thru, ele pode ligar para os mesmos números e pedir para que a troca seja realizada.

Idosos acima de 90 anos não precisam do agendamento para tomarem a dose, basta se cadastrarem e levarem documentos como comprovante de endereço e documentos pessoais para um posto de imunização. De acordo com a SMS, ainda não existe estimativa de que o limite de idade imposto para essa condição diminua.

Com informações do repórter Gabriel Borges

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

serviço gratuito transporte idosos vacinação covid-19 fortaleza serviço transporte drive-thru

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar