Participamos do

Cearenses treinam profissionais do Amazonas para uso do Elmo em pacientes de Covid-19

Desenvolvido no Ceará, o mecanismo de respiração artificial não invasivo pode ser utilizado por pacientes de baixa e média complexidade e pode reduzir em até 60% a necessidade de intubação
14:33 | Jan. 31, 2021
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Três cearenses serão responsáveis pelo treinamento de profissionais de saúde de Manaus para uso do capacete Elmo em pacientes com insuficiência respiratória acometidos pela Covid-19. Neste domingo, 31, as instrutoras da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) embarcam para a capital amazonense.

Uma enfermeira e duas fisioterapeutas que já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 vão passar cinco dias em Manaus realizando a instrução. A meta é capacitar, pelo menos, 30 profissionais da linha de frente da Covid-19 selecionados pela própria Secretaria da Saúde da capital do Amazonas, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e engenheiros clínicos dos principais hospitais públicos locais que recebem pacientes com a doença.

LEIA MAIS | Capacete criado no Ceará para o tratamento da Covid-19 é aprovado pela Anvisa

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS | Paciente de 70 anos recebe alta após tratamento com capacete de respiração assistida

A formação será realizada em Manaus a partir de segunda-feira, 1º de fevereiro. O processo é semelhante ao que está sendo desenvolvido no Ceará desde dezembro de 2020. Cerca de 180 profissionais de saúde já foram treinados no Estado.

O capacete

Com um mecanismo de respiração artificial não invasivo, o Elmo pode ser utilizado por pacientes de baixa e média complexidade e pode reduzir em até 60% a necessidade de intubação, evitando também a internação em uma UTI.

O fluxo de oxigênio entra no capacete por meio de uma válvula que abastece uma jarra de umidificação de ar. Este umidificador joga o fluxo de oxigênio para dentro do capacete, passando neste momento por uma filtragem. O Elmo tem internamente uma pressão positiva, que induz o fluxo de ar para dentro do paciente.

Quando o paciente solta o ar de volta, ele vem com gás carbônico contaminado. Para evitar a infecção da equipe de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, o ar é filtrado ao sair pelo ramo de expiração.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags