PUBLICIDADE
Coronavírus
Noticia

Região do Cariri tem maior ocupação de leitos de UTI desde o início da pandemia

Unidades da região estão com 86,6% de ocupação. A quantidade de leitos públicos na região será ampliada de 93 para 112 até a próxima sexta-feira, 5 de fevereiro

21:17 | 29/01/2021
Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, unidade de referência na região  (Foto: (Foto: Divulgação))
Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, unidade de referência na região (Foto: (Foto: Divulgação))

A macrorregião de saúde do Cariri, localizada na região Sul do Ceará, está com a maior taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o início da pandemia. Do total de leitos destinados à pacientes com Covid-19, 88,6% estão ocupados, conforme a plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). O número inclui leitos públicos e privados da região, que é composta por 45 municípios. 

Há dois dias, a ocupação chegou a 85,39%. Essa foi a maior taxa desde 19 de julho, quando as vagas para internação de alta complexidade estavam com 82,76% de ocupação. A proporção de leitos preenchidos segue aumentando. Atualmente, são 97 leitos de UTI ativos na região. Durante o pico da pandemia no Cariri, a oferta de leitos do tipo chegou a 178. 

O Hospital Regional do Cariri (HRC), unidade de referência da região, está com ocupação de 103,23%. Conforme a Sesa, a quantidade de leitos públicos na região será ampliada de 93 para 112. As novas unidades serão instaladas no HRC.

A ampliação deve acontecer até dia 5 de fevereiro, visto que no último dia 21, a pasta informou que o processo deveria ser finalizado em 15 dias. A ampliação de leitos de alta complexidade está sendo realizada em três das cinco macrorregiões de saúde do Estado

Conforme a assessoria da Sesa, a proporção de leitos ocupados ultrapassa 100% por questões técnicas do sistema de atualização. A estrutura de internação está funcionando mas não há a abertura de novo leito ativo no sistema. Conforme a pasta, o processo de instalação dos novos leitos já está em andamento. 


TAGS