No Ceará, 56 municípios são notificados a apresentar plano de vacinação contra a Covid-19; veja quais são

As prefeituras têm cinco dias para enviarem as informações. Quantidade de doses recebidas, infraestrutura e plano de fiscalização estão entre os dados pedidos

Desde o último dia 19, 56 municípios cearenses foram notificados para apresentar um Plano de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. As prefeituras devem enviar ao Ministério Público do Ceará (MPCE) informações sobre a infraestrutura e as equipes profissionais disponibilizadas para a imunização. O órgão ministerial também requer a apresentação de uma estratégia para evitar desrespeito à fila de prioridade na vacina.

Conforme o MPCE, a semana passada terminou com 39 municípios sinalizados a detalharem a estratégia utilizada para vacinar com segurança a população local, conforme critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Nessa segunda-feira, 25, outros 17 municípios somaram-se à lista.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Entre as informações a serem repassadas ao MPCE estão a quantidade de doses recebidas; a logística utilizada para armazenamento e imunização; o controle e fiscalização de todo o processo; e a disponibilidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Recebida a recomendação, o gestor tem prazo de cinco dias para apresentar, por e-mail à Promotoria de Justiça correspondente, o Plano de Vacinação do município. A desobediência aos critérios pode colocar o gestor ou servidor sob pena de responsabilização cível e criminal.

Os municípios notificados até a segunda-feira, 25, são:

Altaneira

Alto Santo

Aquiraz

Aracati

Arneiroz

Aurora

Banabuiú

Barbalha

Baturité

Boa Viagem

Brejo Santo

Camocim

Cariré

Catarina

Caucaia

Cedro

Choró

Croatá

Deputado Irapuan Pinheiro

Eusébio

Fortaleza

Graça

Groaíras

Guaramiranga

Hidrolândia

Icapuí

Ipueiras

Iracema

Itaitinga

Itapiúna

Jati

Madalena

Mauriti

Milhã

Mombaça

Monsenhor Tabosa

Morada Nova

Nova Olinda

Orós

Pacoti

Parambu

Paracaru

Pedra Branca

Penaforte

Porteiras

Potiretama

Quixadá

Quixeré

Saboeiro

São Gonçalo do Amarante

Santa Quitéria

Santana do Cariri

Solonópole

Tauá

Tianguá

Umirim

 

Vacinação no Ceará

 

De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), somadas as vacinas Coronovac/Butantan e AstraZeneca/Oxford, o Estado já recebeu 334.900 doses de imunizantes contra a Covid-19. Destas, 208.552 já foram distribuídas aos municípios. Segundo a pasta, o quantitativo que resta ser distribuído compõe reserva técnica. 

LEIA MAIS | Vacinas que chegarem a Fortaleza serão enviadas para 20 municípios; veja lista

A vacinação teve início no dia 19 de janeiro e desde então 34.372 pessoas em 177 municípios foram vacinadas. Entre trabalhadores de saúde, 31.599 já foram vacinados. Já entre os idosos institucionalizados e os indígenas, os que receberam a primeira dose do imunizante somam, respectivamente, 1.572 e 1.201. Os dados foram consolidados às 12h20min dessa segunda-feira, 25.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

municípios notificados plano de vacinação covid-19 vacinas covid coronavirus pandemia ceará ministério público ceará mpce

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar