Termina agendamento de vacinação para profissionais da saúde; novas vagas devem ser abertas nesta semana

O cadastro foi liberado na noite do último domingo, 24, e foram realizados mais de 24 mil agendamentos. Vacinação principal é realizada no Centro de Eventos, que apresenta longa fila na tarde desta segunda-feira

Liberadas no último domingo, 24, por meio do site Vacine Já, as vagas para profissionais da saúde receberem a primeira dose da vacina contra a Covid-19 estão esgotadas. Já foram feitos mais de 24 mil agendamentos para sete dias de campanha no Centro de Eventos do Ceará, e novos centros de vacinação devem ser a abertos ainda durante esta semana. Primeiro dia de vacinação contra Covid-19 no equipamento da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), a tarde desta segunda-feira, 25, tem sido marcada por longa fila de espera.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Estamos planejando novas fases para podermos abrir novos centros durante a semana. E com certeza durante esta semana estaremos abrindo novas vagas para que os profissionais da saúde possam realizar o agendamento com conforto", afirma Erlemus Soares, coordenador da Rede de Atenção Primária e Psicossocial da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O agendamento para idosos, porém, segue normalmente. "Nesse momento, não tem número de vagas (para a vacinação das pessoas com mais de 75 anos)", afirma.

Informações necessárias para vacinação

O coordenador explica que o cadastro em algum dos 116 postos de saúde da Cidade é válido para receber a vacina. No local de vacinação, é feita uma análise de informações que faltem ou que estejam desatualizadas. "(Quem já tem cadastro no posto precisa fazer) só o agendamento e confirmar alguns dados, como CPF, data de nascimento e e-mail, que são dados importantes", complementa.

Pelo menos 86 mil idosos a partir de 75 anos deverão ser vacinados. A expectativa é que a vacinação desses idosos tenha início nesta quarta-feira, 27. A partir dos cadastros recebidos via aplicativo e site, a Prefeitura deverá organizar uma rota de vacinação. A capacidade logística permite a visita de 2.100 casos por dia, de acordo com a titular da SMS, Ana Estela Leite.

Para realizar o cadastro e o agendamento, as pessoas pertencentes aos grupos contemplados nesta etapa devem acessar o aplicativo Mais Saúde Fortaleza (disponível para iOS e Android) ou o site Vacine Já. Para aqueles que não têm acesso à internet e ainda precisam realizar o cadastro para posterior solicitação da vacinação em casa ou por drive-thru, Soares indica que um familiar deles dirija-se a algum posto de saúde.

"Até para que se resguarde a vida desse idoso, ele não se aglomere e não vá para a unidade de saúde, que é um local onde estamos tendo casos de Covid-19", afirma Erlemus Soares. Na unidade de saúde, a pessoa será orientada a procurar o Núcleo de Atendimento ao Cliente. É preciso ter em mãos informações pessoais desses idosos, como CPF, endereço e CEP.

Com informações da repórter Ana Rute Ramires

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacinação covid-19 fortaleza profissionais de saúde vacinação fortaleza vacinação covid-19 centro de eventos fila centro de eventos vacinação fortaleza fila vacinação covid

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar