Por falha no sistema, 800 idosos foram agendados de forma errada para vacinação no Centro de Eventos

Equipe da SMS está comunicando para que famílias não levem idosos ao local hoje. Só para hoje estavam agendados erroneamente 400 idosos para vacinação da Covid-19

Atualizada às 10h48min

Erros na plataforma de agendamento da vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza permitiram o agendamento errôneo de 800 idosos para o Centro de Eventos do Ceará400 deles agendados para esta segunda-feira, 25. Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está entrando em contato com essas pessoas por e-mail, WhatsApp e ligação telefônica para alertar que elas não devem comparecer ao local hoje. Idosos serão vacinados somente em domicílio ou em um dos Drives da Vacinação. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A Prefeitura não divulgou quantos idosos foram cadastrados no total desde ontem, 24. "Temos uma equipe de 40 pessoas ligando para que eles não venham hoje", explicou a titular da SMS, Ana Estela Leite, em coletiva realizada nesta segunda-feira, 25. O público será vacinado mediante agendamento prévio que está ocorrendo por meio do aplicativo Mais Saúde Fortaleza (Android e iOS) e do site Vacine Já. O aplicativo já teve 50 mil downloads.

Pelo menos 86 mil idosos a partir de 75 anos deverão ser vacinados. A expectativa é que a vacinação desses idosos tenha início nesta quarta-feira, 27. A partir dos cadastros recebidos via aplicativo e site, a Prefeitura deverá organizar uma rota de vacinação. A capacidade logística permite a visita de 2.100 casos por dia, conforme Ana Estela. 

Os cadastrados recebem por e-mail ou por WhatsApp a data do agendamento e o horário estimado para visita da Prefeitura em casa. Da mesma maneira, aqueles que optarem pela vacinação no formato drive-thru devem receber os detalhes sobre o agendamento por meio desses contatos. Os endereços desses Drives de Vacinação ainda serão definidos a partir da demanda. 

Devido à grande procura, o site para agendamento da vacinação teve instabilidade e falhas, mas a Prefeitura informou que trabalha para resolver os problemas da plataforma. 

Idosos sem acesso à internet

No caso dos idosos que não tenham acesso à internet, um familiar poderá se dirigir ao posto de saúde e solicitar o cadastro para o agendamento. Para isso, é preciso ter em mãos informações pessoais desses idosos, como CPF, endereço e CEP.

A secretária Ana Estela estima que esse grupo deverá ser formado por um número pequeno de pessoas. "Nenhum idoso deixará de ser vacinado, tendo doses para isso. Se ele não tiver um WhatsApp ou e-mail, a própria unidade de saúde se encarregará de informar", destacou. Ele ainda assinalou que em 2020 a Prefeitura já realizou, "de forma bem sucedida", a vacinação contra a gripe em domicílio no caso dos idosos.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacinação fortaleza covid-19 vacinação agendamento covid-19 fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar