Pessoas com HIV e carga CD4 abaixo de 350 são incluídas no grupo prioritário de vacinação

Apesar da conquista, ativistas alertam quanto à necessidade do exame de contagem de CD4 para definir se determinada pessoa deve ou não ser considerada pertencente ao grupo prioritário

O Ministério da Saúde publicou na sexta-feira, 22, uma atualização do Plano Nacional de Operalização da Vacinação contra a Covid-19. O grupo de pessoas com comorbidades, prioritário na terceira fase da imunização, agora inclui também indivíduos com o vírus da imunodeficiência humana (HIV) cujo nível CD4 esteja menor que 350.

LEIA MAIS | Governo federal suspende exames de HIV, aids e hepatites virais no SUS

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

CD4 são células do sistema imunológico e o principal alvo do vírus HIV. Com a evolução da infecção, o número de CD4 diminui e, assim, o organismo fica mais vulnerável, aumentando o risco de complicações e infecções.

Em estudo realizadao pela British HIV Association e pela European Aids Clinical Society, pesquisadores declararam que pessoas com HIV com contagens de CD4 abaixo de 350 tinham quase três vezes mais probabilidade de apresentar sintomas graves da Covid-19 do que pessoas com contagens de CD4 mais altas.

LEIA MAIS | É falso que vacina australiana contra coronavírus tenha infectado pessoas com HIV; voluntários tiveram falso-positivo

Apesar da conquista, ativistas alertam quanto à necessidade do exame de contagem de CD4 para definir se determinada pessoa deve ou não ser considerada pertencente ao grupo prioritário. Em entrevista à Agência AIDS, a ativista Jacqueline Rocha Cortês disse: “A medida é salutar, necessária e importantíssima, desde que o governo volte a disponibilizar exames para contagem de CD4. Há mais de dois anos não fazemos exames de CD4. Não tem como se basear no último exame, fiz o meu há mais de dois anos. O CD4 muda mensalmente, de acordo com vários fatores”.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

PESSOAS COM HIV PESSOAS HIV PRIORIDADE VACINA VACINA CONTRA COVID-19 HIV AIDS PLANO VACINAÇÃO CONTRA COVID-19

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar