Coordenador de Imunização de Icó que deu festa de aniversário com aglomeração é exonerado

Icó está entre os 21 municípios que receberão a primeira remessa da vacina contra o novo coronavírus

A Polícia Civil autuou no último sábado, 16, o coordenador de Imunização da Secretaria da Saúde de Icó, José Lucas da Silva, por promover aglomeração. Na ocasião, o gestor reuniu aproximadamente 60 pessoas para comemorar seu aniversário de 26 anos, no Sítio Piauzininho. Nas redes sociais, a Prefeitura publicou nota de repúdio à ação de José Lucas, e, no dia seguinte, anunciou sua exoneração.

Os agentes da polícia civil chegaram ao local por meio da denúncias de vizinhos. O pai, o irmão e a irmã de José Lucas foram levados a delegacia para assinar o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) explicou, em nota divulgada no domingo, que estes foram encaminhados por "infringirem medida sanitária preventiva prevista no artigo 268 do Código Penal, em razão do descumprimento do Decreto Estadual N° 33.519". A pena prevista para o crime é de detenção, de um mês a um ano, e multa.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A prefeita do Município, Ana Lais Peixoto, exonerou José Luiz da Silva do cargo. No lugar, foi nomeada Juliana Porfírio, que deve organizar a campanha de vacinação contra a Covid-19 no Município. Icó ficou entre os 21 municípios do Ceará que irão receber a primeira remessa do imunizante.

LEIA MAIS | Covid-19: veja como está a vacinação no interior do Ceará

De acordo com Fabricio Moreira da Costa, procurador-geral Adjunto da Prefeitura de Icó, a exoneração ocorreu na segunda-feira, 18, e a nomeação de Juliana Porfírio no mesmo dia, à tarde. “Os demais presentes [na festa], a maioria, não era servidor. E os outros dois servidores presentes, estavam fora de expediente”, complementou o procurador.

Antes de anunciar a substituição, a Prefeitura de Icó usou a sua página no Facebook para mostrar desaprovação sobre o caso. “O Município repudia com veemência o fato em discussão e em respeito a todas as famílias vitimadas e prejudicadas pelo Covid-19, afirma que todas as providências administrativas cabíveis serão tomadas (...). Reafirmamos que somos a favor da vida, sendo esta o bem mais importante a se priorizar, não cabendo relativização, negociação ou transigência”, publicou.


LEIA MAIS | Prefeitura abrirá processo contra coordenador de imunização que fez festa de aniversário com 60 pessoas

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Aglomeração Icó Coordenador de Imunização Icó covid-19 Ceará Coronavírus Ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar