Hospital da UFC em Fortaleza receberá quatro pacientes de Manaus, diz MS

HUWC confirmou que a unidade apresenta condições de receber quatro pacientes. As transferências para as unidades hospitalares começaram hoje, 15, e ocorrerão por via aérea. A medida visa desafogar a rede assistencial pública e privada do Amazonas.

O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) receberá quatro pacientes manauenses com Covid-19. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), responsável pela administração federal da unidade, disponibilizou cerca de 150 leitos de enfermaria e de UTI a fim de ajudar Manaus, capital colapsada em seu sistema de saúde na última semana. As transferências para as unidades hospitalares dos estados começaram hoje, 15, e serão feitas em parceria com o Ministério da Defesa por duas aeronaves da Força Aérea Brasileira.

A medida visa desafogar a rede assistencial pública e privada do Amazonas. Em nota, o HUWC confirmou que a unidade apresenta condições de receber quatro pacientes, dois masculinos e dois femininos, em enfermarias preparadas para pacientes em isolamento.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ofício publicado pela Ebserh libera cerca de 150 leitos de enfermaria e de UTI em cerca de nove unidades hospitalares. São 40 leitos em São Luís (MA); 30 em Teresina (PI); 15 em João Pessoa (PB); 10 em Natal (RN); 20 em Goiânia (GO); 04 em Fortaleza (CE); 10 em Recife (PE) e 20 no Distrito Federal.

A ação também poderá dispor da aviação civil e O deslocamento será realizado com a presença de profissionais médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para prestar atendimento aos pacientes. Cada destino ainda terá à sua disposição uma frota de ambulâncias exclusivas para levar os pacientes dos aeroportos aos hospitais.

A articulação sobre a vinda e o contato com as secretarias de saúde, tanto municipal como estadual, é de competência do Ministério da Saúde (MS). A transferência foi confirmada ao O POVO pelo Ministério. A secretaria de Saúde do Estado (Sesa) ressaltou que haveria novas reuniões do Comitê Estadual de Enfrentamento a Pandemia no Ceará hoje, às 11 horas. 

Entenda o colapso da saúde pública manauense

Com a rede de atendimento em colapso e sem oxigênio para tratamento da Covid-19, o Amazonas terá de transferir parte dos seus pacientes a outros Estados. Há estimativa de que até 750 pessoas tenham de deixar Manaus para serem atendidas em outros locais. A crise se agravou nos últimos dias pela falta de oxigênio em unidades de saúde. Há ainda variante do novo coronavírus circulando no Estado.

Os Ministérios da Saúde e da Defesa enviaram ao estado do Amazonas esta semana 5 mil metros cúbicos de oxigênio líquido para auxiliar no combate à Covid-19 na região. A medida faz parte das ações de apoio ao Plano de Contingência do estado. Também foram entregues equipamentos de proteção individual, entre eles 125 mil máscaras N95, 247,8 mil máscaras cirúrgicas e 200 mil luvas.

Hoje, o governador Camilo Santana (PT) visitou o Centro de Distribuição de Medicamentos da Sesa, em Maracanaú, com o titular da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), Dr. Cabeto. As vacinas serão distribuídas no interior cearense também de helicóptero.

Vacina será distribuída para municípios cearenses de helicóptero

Segundo o prefeito de Fortaleza Sarto Nogueira (PDT), Pazuello informou que as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 serão distribuídas em todo o País a partir da próxima segunda-feira, 18. Com isso, na quarta-feira, 20, poderá ter início a vacinação, às 10 horas.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

coronavirus pandemia manaus colapso oxigênio sesa cabeto centro de distruição de medicamentos cabeto camilo santana sesa secretaria de saude do estado secretaria de saúde do estado do ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar