Japão estuda variante de coronavírus procedente do Brasil

As mutações de um vírus não são, necessariamente, mais contagiosas, ou perigosas

O Japão está tentando isolar uma nova variante do coronavírus, recentemente detectada em quatro pessoas procedentes do Brasil, para analisá-la melhor - disseram as autoridades locais nesta terça-feira, 11.

"Para analisar melhor a variante, primeiro temos de isolá-la", explicou um responsável do Ministério japonês da Saúde à AFP. "Isso pode levar de várias semanas a vários meses" e, "portanto, é difícil dizer agora quando poderemos dar detalhes", acrescentou a fonte.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA TAMBÉM | OMS investiga mutação do coronavírus, mas ressalta que forma de contágio não mudou

O Japão anunciou no domingo que havia detectado uma nova variante do coronavírus, sem ser capaz de determinar imediatamente se era mais contagiosa, ou perigosa, do que as cepas já conhecidas. A variante foi descoberta em dois adultos e duas crianças que chegaram ao Japão em 2 de janeiro, procedentes do Brasil, informaram as autoridades sanitárias japonesas.

Uma das pessoas, um homem na casa dos 40 anos, foi hospitalizado, devido a dificuldades respiratórias. A mulher e uma das crianças, um menino, apresentaram sintomas moderados, disseram as autoridades. A quarta pessoa, uma menina, é assintomática.

LEIA TAMBÉM | Brasil tem 1º caso de reinfecção com mutação do vírus encontrada na África do Sul

No último fim de semana, o Japão notificou a Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre essa nova variante. "Quanto mais a covid-19 se espalha, mais possibilidades há de que continue evoluindo (...) A transmissibilidade de algumas variantes do vírus parece estar aumentando", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, na segunda-feira.

As mutações de um vírus não são, necessariamente, mais contagiosas, ou perigosas. No entanto, as descobertas em dezembro de uma variante altamente contagiosa da Covid-19 no Reino Unido e, depois, na África do Sul causaram grande preocupação em todo mundo, levantando dúvidas sobre a eficácia das vacinas contra uma possível forma ultrarresistente do coronavírus.

O Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID, na sigla em inglês) informou que a variante descoberta no Japão apresenta semelhanças com as do Reino Unido e da África do Sul.

LEIA MAIS | O que se sabe sobre a nova variante do coronavírus no Reino Unido

LEIA MAIS | O que se sabe sobre a variante do coronavírus encontrada na África do Sul

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Brasil pandemia Japón vírus governo epidemia saúde Tedros Adhanom

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar