Nova variante do coronavírus é encontrada em quatro viajantes que saíram do Amazonas

Mutação é parecida com a da África do Sul. No entanto, não há dados sobre o potencial de infecção da nova variante

O governo do Japão divulgou a descoberta de uma nova variante do Sars-Cov-2 em quatro viajantes que saíram do Amazonas, norte do Brasil, no dia 2 de janeiro. De acordo com Takaji Wakita, chefe do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (ligado ao governo japonês), ainda não há dados sobre o quão infecciosa é a variante, identificada como B1.1.248. 

No entanto, o Instituto informa que ela é parecida com a encontrada na África do Sul, uma variante com alta capacidade de disseminação.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os pacientes seriam um homem com cerca de 40 anos, que chegou Japão sem sintomas, mas depois foi internado por dificuldades para respirar; uma mulher com cerca de 30 anos, com dores de cabeça e dor de garganta; um jovem, entre 10 e 19 anos, com febre e uma jovem da mesma faixa etária, assintomática. Não há informação de por quais cidades os viajantes passaram, mas sabe-se que desembarcaram no Aeroporto Internacional de Tóquio e tiveram o vírus detectado enquanto estavam em quarentena.

LEIA TAMBÉM | Manaus registra recorde de internações por Covid e abertura de covas na véspera de Réveillon

LEIA TAMBÉM | Com aumento de casos de covid-19, Amazonas quer criar vagas de UTI

O Ministério da Saúde (MS) brasileiro ainda está investigando a nova variante, conforme informou por meio da assessoria de imprensa ao G1. Na última segunda-feira, 4, a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde do MS, Mayra Pinheiro, visitou o Amazonas para reafirmar o "compromisso do Governo Federal no combate à pandemia". Lá, a secretária reforçou a importância das medidas de distanciamento social e o "tratamento precoce".

Segundo dados disponibilizados pelo MS, o estado nortista já soma 212.996 casos confirmados e 5.669 mortes pela Covid-19. Os dados foram atualizados nesse sábado, 9. 

Com informações do G1 e da Reuters.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

nova variante coronavírus brasil amazonas covid-19 sars-cov-2 áfrica do sul japão

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar