Participamos do

União Europeia aprova uso da vacina da Pfizer e BioNTech

Expectativa é de que a campanha de vacinação tenha início no dia 27 de dezembro
15:21 | Dez. 21, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Nesta segunda-feira, 21, a Agência de Medicamentos da União Europeia (EMA, sigla em inglês) aprovou a implementação do uso da vacina da Pfizer e BioNTech na Europa. Com a decisão, os países que compõem o bloco poderão começar suas campanhas de vacinação para imunizar suas populações. A vacina desenvolvida pelas empresas apresenta 95% de eficácia.

A aprovação é condicional, e a empresa terá de submeter mais dados em 2021 para os responsáveis pela agência. A vacina, já utilizada em outros países, apresentou dados de reações alérgicas, o que fez com que os europeus orientassem as pessoas que receberem a vacina a permanecerem sob observação por pelo menos 15 minutos depois de receber a dose.

Outro ponto em debate é a falta de informação sobre o impacto da vacina em mulheres grávidas e a agência indica que terá de acompanhar o caso nos próximos meses.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia Também | Com nenhum óbito nas últimas 24 horas, Ceará tem mais de 263 mil pessoas recuperadas de Covid-19

Segundo a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ainda nesta segunda-feira deve ocorrer uma reunião do bloco para aprovar o início da vacinação. A expectativa é de que a campanha de vacinação tenha início no dia 27 de dezembro.

A União Europeia comprou 300 milhões de doses, o suficiente para imunizar 150 milhões de europeus, somando duas doses por pessoa. O bloco ainda fechou um acordo para adquirir 160 milhões de doses da empresa americana Moderna. “Esse é um momento decisivo em nossos esforços para entregar vacinas seguras e eficazes aos europeus. Agora vamos agir rapidamente”, disse a presidente da Comissão.

Variante do vírus

As preparações para o início da campanha acontecem no mesmo momento em que há a identificação de uma variante mais transmissível do coronavírus no Reino Unido, o que fez com que o país ficasse isolado do restante da Europa. Vários países europeus fecharam suas fronteiras aos viajantes que têm o país como origem desde o surgimento da nova cepa, no qual aponta transmissão de maneira mais rápida em até 70%.  

Chamada de H69/V70, a variante tem como foco a rápida disseminação. Dados do Centro Europeu para Controle de Doenças (ECDC) mostram que a nova cepa circula desde novembro. O Reino Unido fala em detecção no país em setembro, e os três primeiros casos confirmados dela fora do território da Inglaterra (na Austrália e na Dinamarca) têm ligações com o foco de Londres.

De acordo com a Agência de Medicamentos da União Europeia, é provável que a vacina funcione para essa nova variante. Os técnicos da EMA informaram que o vírus terá de mudar “substancialmente” para que a vacina não funcione. “Pelo momento, não estamos preocupados”, disse a agência.

A Europa recebeu duras críticas por parte de políticos em diferentes partes do continente pela demora na aprovação do imunizante. A agência, assim, foi obrigada a antecipar a reunião prevista de 29 de dezembro para esta segunda-feira. Até o momento, apenas o Reino Unido tinha aprovado o imunizante da Pfizer para uso emergencial.

Leia Também | Países que suspenderam a entrada de passageiros procedentes do Reino Unido

Com a aprovação, fica recomendando que a vacina seja licenciada para uso em pessoas com mais de 16 anos de idade. “Esta é realmente uma conquista científica histórica”, disse a chefe da agência, Emer Cooke.

Conforme o co-fundador da BioNTech, Ugur Sahin, a aprovação é um momento de comemoração. “Hoje é um dia particularmente pessoal e emocional para nós. Estando no coração da UE, estamos entusiasmados por estarmos um passo mais perto de entregar potencialmente a primeira vacina na Europa para ajudar a combater esta pandemia devastadora”, disse.

Os próximos passos a serem debatidos pela agência da UE é para decidir se a vacina contra o coronavírus feita pela Moderna deve ser licenciada. Uma reunião sobre o assunto está programada para ser realizada no dia 12 de janeiro. As informações são do portal UOL.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar