Participamos do

Pastor diz de onde tirou que vacina causa câncer e fala que divulgação se assemelha a fake news

Em vídeo gravado durante culto, pastor Davi Goes afirma que "vacina chinesa" causa câncer, tem HIV dentro dela e muda o DNA da pessoa
13:39 | Dez. 16, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O pastor Davi Goes, do Ministério Canaã, em Fortaleza, divulgou nota em resposta às notícias sobre o vídeo no qual afirma que a vacina Coronavac, contra Covid-19, causaria câncer, possuiria HIV dentro dela e alteraria o DNA das pessoas. O Ministério Público do Ceará (MPCE) pediu que ele seja responsabilizado civil e criminalmente por divulgar notícias falsas sobre a vacina produzida pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

Nota divulgada pela assessoria jurídica diz que a afirmação "não condiz com a conduta praticada pelo Pr. Davi Goes." O texto informa que, em culto no dia 19 de novembro, o pastor cita "matéria científica vinculada em alguns portais e canais de vídeo da internet na qual o autor Lamartine Posella tece comentários sobre fala de cientista francês que se pronunciou nesse sentido." Posella é pastor e publica vídeos diários no Youtube. A nota de Goes acrescenta que ele também usou por base entrevista do cientista francês Luc Montagnier, ganhador do Nobel de Medicina, publicada pela revista IstoÉ com o título: "Novo coronavírus foi fabricado acidentalmente em laboratório chinês, diz descobridor do HIV".

"Desta feita, percebe-se que os comentários do Pr. Davi Goes foram feitos tomando como supedâneo reportagens de cientistas vinculadas em grandes meios de comunicação nacional", defende a nota.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O texto prossegue: "Não se pode atribuir a ele a autoria de tais notícias. Ao apresentar estas informações aos membros da igreja durante o culto, o Pastor fazendo uso de seu direito constitucional de liberdade de expressão emitiu sua opinião pessoal, cabendo a cada um dos membros analisar e ponderar as informações repassadas, inclusive as científicas. Pensar de maneira diversa seria subjugar a capacidade de entendimento dos ouvintes da pregação."

A nota diz ainda que o vídeo divulgado é apenas um pequeno trecho da fala de aproximadamente 40 minutos. O texto diz que o recorte foi "realizado de maneira maldosa, assemelhando-se a Fake News, acaba por desvirtuar sua finalidade, tirando do contexto sua fala e conduta, que sempre primou pelo zelo com a sociedade e segurança de todos."

O texto ainda informa que o pastor e sua família vêm sendo alvos de "infundados ataques odiosos".


O que diz a matéria

Uma das referências citadas por Davi Goes, Lamartine Posella publica diariamente no Youtube e trata de assuntos diversos. Em vídeo recente sobre a Covid-19, ele afirma que a doença é séria.

Quanto à entrevista do cientista francês Luc Montagnier, publicada pela IstoÉ (disponível aqui), nela o vencedor do Prêmio Nobel de Medicina em 2008 fala que o vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, teria sido criado em laboratório a partir de outro vírus. A declaração reproduzida pela IstoÉ causou bastante polêmica e foi feita à rádio Frequénce Médicale. A publicação na revista brasileira ocorreu em 17 de abril deste ano. A matéria citada como base pelo pastor não faz qualquer referência à vacina Coronavac, produzida pela chinesa Sinovac e que, entre abril e maio, ainda se encontrava nas fases 1 e 2 de testes.

O que Montagnier afirma é que ele analisou a sequência de RNA do coronavírus causador da Covid-19, ao lado do matemático Jean-Claude Perez, especialista em biomatemática. Nessa análise, ele cita pesquisa feita por cientistas indianos, que apontam o gene completo desse coronavírus. Esse estudo, conforme Montagnier, incluiria sequências de um outro vírus. E,  segundo o francês, esse outro vírus presente na sequência genética do SARS-CoV-2 seria o vírus do HIV. Observe: não há nada sobre a vacina contra Covid-19. A presença do HIV seria no gene do próprio coronavírus.

O cientista francês afirma que a criação do coronavírus causador da Covid-19 teria necessariamente ocorrido em laboratório, a partir do vírus do HIV. Ele acredita que a fabricação do vírus se deu de forma acidental. E aí Montagnier especula que laboratório chinês poderia estar desenvolvendo uma vacina contra a aids, usando para esse fim um coronavírus. Nesse processo, o novo coronavírus, SARS-CoV-2, teria sido acidentalmente criado e se espalhou. Novamente, repare: a vacina em questão não é a atual "vacina chinesa" contra a Covid-19. Seria uma vacina em desenvolvimento contra o HIV. Não há na entrevista qualquer referência à vacina Coronavac, da Sinovac. Não há menção nenhuma na entrevista a eventualmente causar câncer, ou a mudar o DNA da pessoa. Na época da entrevista, inclusive, a "vacina chinesa" estava nos estágios iniciais de teste.

Íntegra da nota do pastor:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O pastor Davi Goes vem por intermédio de sua assessoria jurídica esclarecer a respeito de matérias que vem sendo divulgadas pelos meios de comunicação nas quais atribuem a sua autoria a afirmação de que o “uso de vacina contra o COVID-19 provoca câncer e possui HIV”.

Inicialmente, destacamos que tal afirmativa não condiz com a conduta praticada pelo Pr. Davi Goes. Vejamos: em culto ministrado na igreja na qual já pastoreia pelo período de 10 anos, mais precisamente na data de 19 de novembro do presente ano, realizando estudos escatológicos da Bíblia, ele cita matéria científica vinculada em alguns portais e canais de vídeo da internet na qual o autor Lamartine Posella tece comentários sobre fala de cientista francês que se pronunciou nesse sentido. Além dessa matéria, o Pr. Davi Goes também embasou seu comentário em entrevista divulgada pelo cientista francês Luc Montagnier, ganhador do Nobel de Medicina, publicada na revista ISTOÉ sob o título: “novo coronavírus foi fabricado acidentalmente em laboratório chinês, diz descobridor do HIV”.

Desta feita, percebe-se que os comentários do Pr. Davi Goes foram feitos tomando como supedâneo reportagens de cientistas vinculadas em grandes meios de comunicação nacional. Não se pode atribuir a ele a autoria de tais notícias. Ao apresentar estas informações aos membros da igreja durante o culto, o Pastor fazendo uso de seu direito constitucional de liberdade de expressão emitiu sua opinião pessoal, cabendo a ada um dos membros analisar e ponderar as informações repassadas, inclusive as científicas. Pensar de maneira diversa seria subjugar a capacidade de entendimento dos ouvintes da pregação.

O recorte do vídeo em apenas um pequeno trecho dissociado de sua grande parte, essa de aproximadamente 40 minutos, realizado de maneira maldosa, assemelhando-se a Fake News, acaba por desvirtuar sua finalidade, tirando do contexto sua fala e conduta, que sempre primou pelo zelo com a sociedade e segurança de todos.

Em sua trajetória como pregador do evangelho não há sequer uma conduta que possa desabonar a vida do Pr. Davi Goes, que infelizmente vem sofrendo juntamente com sua família infundados ataques odiosos.

Fortaleza-Ce, 16 de dezembro de 2020.

Podcast analisa a disputa em torno da vacina:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar