Participamos do

Sesa decide não utilizar Inteligência da Segurança Pública em operação que fiscaliza festas no Ceará

A pasta de saúde projetava utilizar o setor do órgão para auxiliar ações, que tiveram inicio no último sábado, 12. O objetivo principal é reforçar a fiscalização de festas e de eventos que promovam aglomerações no Ceará
21:21 | Dez. 14, 2020
Autor Gabriela Almeida
Foto do autor
Gabriela Almeida Repórter O POVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Secretária da Saúde do Ceará (Sesa) optou por não utilizar a Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) na Operação Fim de Ano Seguro, que visa fiscalizar eventos com aglomerações no Estado durante o período festivo. A pasta de saúde projetava utilizar o setor do órgão para auxiliar ações, mas após reunião realizada nesta segunda-feira, 14, decidiu não consolidar a intenção.

A operação teve inicio há três dias e conta com o auxílio da SSPDS, da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e do Ministério Público do Estado (MPCE). O objetivo principal é reforçar a fiscalização de festas e de eventos que promovam aglomerações neste período de fim de ano e que vão de encontro as medidas impostas pelo Decreto Estadual, documento que busca evitar a disseminação da Covid-19 no Estado.

Procurada pelo O POVO, a pasta de saúde afirmou que realizou uma reunião nesta tarde para discutir acerca de questões técnicas da operação, entre outras. Durante o encontro, foi decidido que o setor de inteligência da SSPDS não seria utilizado nesse primeiro período de execução das ações, por questão de estratégia.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

| LEIA MAIS |

Camilo diz que até 15 de janeiro chegam 15 milhões de doses da vacina contra Covid-19 no Brasil

Butantan muda de estratégia e adia divulgação dos resultados de eficácia da vacina Coronavac

Profissional da saúde de Nova York recebe primeira vacina contra Covid-19 nos EUA

No entanto, não foi descartado a possibilidade da pasta utilizar o reforço do setor em um segundo momento. De acordo com o órgão, 23 estabelecimentos de Fortaleza foram fiscalizados entre a última sexta-feira, 11, e o domingo, 13, sendo 9 desses interditados. Entre as ações de descumprimento do Decreto flagradas estava a permissão da entrada de cliente nesses estabelecimentos sem máscaras, item de uso obrigatório no Estado.

O plano é colocado em prática no momento em que o Ceará segue registrando um aumento de novos casos  e de mortes provocadas pela doença em Fortaleza. Municípios localizados no interior do Estado, como Sobral, também têm apresentado uma elevação desses índices.

 


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar