Participamos do

Covid-19: casos seguem em crescimento em Fortaleza e positividade de testes na última semana chega a 28,5%

Apesar do aumento diário de casos, os óbitos em decorrência da Covid-19 em Fortaleza se mantêm em estável e não apresentaram aumento
18:48 | Nov. 27, 2020
Autor Matheus Facundo
Foto do autor
Matheus Facundo Repórter do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O aumento da transmissão viral do novo coronavírus em Fortaleza, iniciado novamente desde o começo do outubro, ainda persiste, com subida diária de casos, mas de forma linear, e não exponencial de grandes proporções. Informação é do boletim epidemiológico semanal da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), divulgado nesta sexta-feira, 27, e que também evidencia o crescimento da positividade de testes da Covid-19 na Capital. Entre os dias 18 e 25 de novembro, a taxa chegou a 28,5%.

LEIA MAIS| Covid-19: Decreto é prorrogado sem alterações por mais uma semana no Ceará

A média móvel de confirmações diária nesta última Semana Epidemiológica (SE), que é a de número 48, entre os dias 22 e 28 de novembro, está em em 117.7 casos. O dado é 37% inferior ao registrado há duas semanas atrás (187 casos diários), mas de acordo com Antônio Silva Lima Neto, o dr. Tanta, coordenador da Vigilância Epidemiológica da SMS, a real taxa atual deve estar em torno de 190, somente apresentando decréscimo por conta do atraso em resultados de exames laboratoriais.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Apesar do aumento diário de casos, os óbitos em decorrência da Covid-19 em Fortaleza se mantêm em estabilidade e não apresentaram aumento. A média móvel de mortes dos últimos sete dias é de 2 ocorrências por dia, uma redução de 35% em comparação com a mensurada há duas semanas (3,1). Como informe vem mostrando há meses, desde a primeira semana de agosto, a média de mortes na Capital é estável.

"Preliminarmente, não foram registradas mortes nos dias 12 de agosto; 20, 24 e 28 de setembro; 3, 9, 11, 13 e 16 de outubro; e no dia 15, 16, 26 e 27 de novembro", aponta o boletim epidemiológica. De acordo com a plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Fortaleza tem 3.958 óbitos pela doença e 67.875 casos confirmados.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar