Participamos do

Covid-19: Decreto é prorrogado sem alterações por mais uma semana no Ceará

A determinação foi tomada após reunião com o Comitê de Saúde responsável pelo acompanhamento dos casos da Covid-19 no Estado
17:01 | Nov. 27, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), usou suas redes sociais nesta sexta-feira, 27, para informar que o Decreto Estadual será prorrogado novamente sem alterações. A determinação foi tomada após reunião com o Comitê de Saúde responsável pelo acompanhamento dos casos da Covid-19 no Estado.

A publicação do documento, que geralmente ocorre aos fins de semana, será realizada ainda nesta sexta. Em publicação feita nesta semana, a autoridade havia informado que a antecipação aconteceria devido à circulação de notícias falsas (fake news) sobre lockdown no Ceará.

| LEIA MAIS | Hospital Leonardo da Vinci é comprado pelo Estado e será público de forma permanente

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O líder estadual segue prorrogando Decreto sem atualizações há pelo menos um mês, afirmando que decisão parte em conjunto com especialistas que observam a evolução da doença no Estado. Camilo tem defendido que é preciso manter cautela no avanço do Plano de Retomada Econômica, principalmente quando um aumento de infecções pelo vírus foi constatado em alguns bairros de Fortaleza.

"A orientação para a população continua sendo de não relaxar nos cuidados, sempre usar máscara ao sair de casa e evitar aglomerações, porque a pandemia continua", afirmou. Em um trecho seguinte, Camilo ainda destacou que o Governo segue "trabalhando de forma permanente no sentido de adquirir, com maior brevidade, vacinas" contra a doença.

O POVO listou o que segue sendo permitido e o que segue sendo proibido no Estado. As restrições das atividades destacadas abaixo dizem respeito apenas a Região de Saúde de Fortaleza, pois embora as medidas sejam as mesmas, as normas de funcionamento alteram a depender do estágio da doença nas regiões.

Saiba o que é permitido no Decreto:

Setor de alimentação:

- Restaurantes, com funcionamento até às 23 horas

- Praças de alimentação de shoppings

Setor cultural e de lazer:

- Shows de humor e música ao vivo em restaurantes, com respeito as medidas sanitárias

- Teatros, cinemas, centros culturais e afins, obedecendo ao distanciamento social e a medidas de higiene como uso de máscaras

- Barracas de praia

- Atividades esportivas em locais abertos

- Academias

Setor educacional:

- Aulas presenciais em Auto-Escolas

- Atividades presenciais em escolas da rede pública e privada de Fortaleza foram liberadas para a educação infantil, com 50% de ocupação permitida, Ensino Fundamental, com 35% e Ensino médio, com 35%.

- Escolas com alunos de cursos profissionalizantes ou preparatórios para o ensino superior também tiveram atividades presenciais autorizadas, desde que funcionem com 35% da capacidade.

Setor de transporte:

- O transporte intermunicipal de passageiros no Estado do Ceará, regular e complementar, desde que cumpridas todas as medidas sanitárias específicas para o setor.

- Viagens áreas também estão permitidas, sob rigorosas condições sanitárias.

Saiba o que é proibido no Decreto:

- Transmissão de lives, de jogos de futebol e de lutas em restaurantes e afins.

- Festas em ambientes fechados (esses tipos de ambiente pode receber eventos como congressos, desde que obedeçam a medidas sanitárias)

- Shows ou eventos de grande porte, que provoquem aglomerações de pessoas

- Funcionamento de bares

– O comércio ambulante ou em banca/estrutura provisória de bebidas alcoólicas.

- Aulas presenciais em universidades

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar