Participamos do

'Impossível que a reação do voluntário tenha relação com a vacina', diz Gabbardo

A decisão de suspender o processo de testagem do imunizante foi anunciada na noite desta segunda-feira, 9, após ocorrência de "evento adverso grave"

O secretário executivo do Comitê de Contingência do Coronavírus em São Paulo, João Gabbardo, foi taxativo ao dizer ser impossível que a reação adversa do voluntário - tal qual argumentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para suspender a realização dos testes clínicos da vacina Coronavac - tenha relação com o imunizante. 

Segundo Gabbardo, o intervalo entre a aplicação da suposta vacina e início do registro de sintomas é superior a três semanas. Gabbardo ressaltou ainda que não foi descartada a hipótese do paciente ter recebido um placebo. "É impossível que um medicamento possa ter causado uma vertigem num paciente, supostamente atropelado, quase um mês depois de ter tomado o medicamento", afirmou.

| LEIA MAIS | Diretor do Butantan estranha suspensão de testes da Coronavac: "Óbito não relacionado à vacina"

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Gabbardo, que serviu como secretário executivo do Ministério da Saúde, sob gerência do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, disse ter respeito e consideração pelo presidente da Anvisa, Antônio Barra, com quem trabalhou enquanto serviu à pasta do governo federal.

"Imaginamos que não tenha sido algum motivo político interessado em prejudicar a ação do governo estadual. Provavelmente essa informação tenha sido utilizada por alguém com interesse em criar um fato. Disso não tenho nenhuma dúvida", afirmou Gabbardo durante entrevista coletiva, nesta terça-feira, 10, no Instituto Butantan.

Gabbardo disse esperar da agência reguladora o restabelecimento mais rápido possível da continuidade da pesquisa. "Uma vez respondidas todas as questões e tendo a certeza de que não existe relação de nexo causal, espero que possamos restabelecer o mais rápido possível a pesquisa. As pessoas estão aguardando na fila para serem voluntárias", afirmou.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar