Participamos do

Aumento da transmissão da Covid-19 iniciado em outubro ainda persiste em Fortaleza

Já óbitos causados pelo doença permanecem em cenário de estabilidade. A média móvel de mortes dos últimos sete dias está em 0,9, uma redução de 44% quando se compara com o dado de 14 dias atrás
18:04 | Nov. 06, 2020
Autor Matheus Facundo
Foto do autor
Matheus Facundo Repórter do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Iniciado em outubro, novo incremento na transmissão da Covid-19 em Fortaleza que resultou em aumento de casos ainda persiste na cidade. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) por meio do boletim epidemiológico semanal, nesta sexta-feira, 6. Apesar do aumento, assim como na semana passada, a média móvel de confirmações da doença (55,3 por dia) segue em queda e se mostra 51% menor que a registrada há duas semanas (112,3). 

LEIA MAIS| Pandemia no Ceará: Decreto Estadual segue sem avançar por mais uma semana

Conforme a SMS, o declínio se dá, "provavelmente", pelo retardo na liberação de resultados principalmente provenientes de laboratórios privados. A pasta informa que neste momento de incremento da Covid-19 na Capital é importante dar seguimento à ampliação da testagem molecular (RT-PCR) direcionada a grupos específicos, assim como a realização de inquéritos soroepidemiológicos para saber o percentual da população que já foi infectado. A terceira fase da pesquisa de soroprevalência em Fortaleza foi iniciada na última terça-feira, 3.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Já óbitos causados pelo novo coronavírus permanecem em cenário de estabilidade. A média móvel de mortes dos últimos sete dias está em 0,9, uma redução de 44% quando se compara com o dado de 14 dias atrás (1,6). O boletim segue apontando que Fortaleza tem a média estável desde a primeira semana de agosto, mas indica que, na fase de transmissão viral limitada que o município está, mínimas alterações no número de óbitos mudam a média móvel de maneira desproporcional.

O boletim aponta ainda que, preliminarmente, a Capital não teve mortes por Covid-19 em 16 dias, entre os meses de agosto e novembro: 12 e 30 de agosto; 20, 24 e 28 de setembro; 3, 8, 9, 11, 13, 16, 27 e 28 de outubro e 4, 5 e 6 de novembro. Outro dado evidenciado no informe epidemiológico, e que tem se mantido estável, é a proporção de positividade de testes RT-PCR de residentes de Fortaleza, que entre os dias 30 de outubro e 5 de novembro foi de 13,9%.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar