PUBLICIDADE
Coronavírus
NOTÍCIA

Fortaleza não registra mais do que cinco mortes diárias por Covid-19 há mais de um mês

Conforme boletim epidemiológico, a média de móvel de mortes diárias por coronavírus na Capital nos últimos sete dias está em 1,3, sendo 43% menor que a registrada há duas semanas (2,3 mortes por dia)

Matheus Facundo
19:36 | 11/09/2020
Secretaria Municipal da Saúde (SMS) indica que Fortaleza tem "baixa transmissão viral com incremento diário de poucos óbitos" por Covid-19 (Foto: Fabio Lima)
Secretaria Municipal da Saúde (SMS) indica que Fortaleza tem "baixa transmissão viral com incremento diário de poucos óbitos" por Covid-19 (Foto: Fabio Lima)

De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) nesta sexta-feira, 11, Fortaleza não registra mais do que cinco mortes diárias em decorrência do novo coronavírus há 35 dias. O informe aponta ainda quatro datas onde, preliminarmente, não ocorreram óbitos pela doença: 12 e 30 de agosto e 9 e 11 de setembro.

Os dados são preliminares pelo fato dos exames de confirmação de óbitos pela Covid-19 muitas vezes não ficarem prontos em tempo hábil. Segundo o boletim, a média de móvel de mortes diárias por coronavírus na Capital nos últimos sete dias está em 1,3, sendo 43% menor que a registrada há duas semanas (2,3 mortes por dia) e 99% menor comparada ao pico da pandemia (90,6 mortes por dia).

Em relação a média diária de casos confirmados do novo coronavírus na última semana, o número está em 8,4 confirmações por dia e se mostra 81% inferior ao cenário de duas semanas atrás (45,4 casos por dia). Dado também é aproximadamente 99% menor que o calculado durante no ápice da série temporal da pandemia (915 casos por dia). O boletim da SMS indica que Fortaleza tem "baixa transmissão viral com incremento diário de poucos óbitos".

A informação reflete também a situação da Covid-19 em todo Ceará, que está em "queda contínua", segundo o governador Camilo Santana (PT) e sem projeções de aumento de óbitos e de casos. Levantamento de consórcio nacional de veículos de imprensa afirmou, na última quarta-feira, que as mortes no Estado estavam em alta, o que foi negado pelo secretário da Saúde, Dr. Cabeto.

Conforme dados atualizados às 16h36min desta sexta-feira, 11, pela plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Fortaleza concentra 47.799 casos e 3.818 óbitos por coronavírus. O Ceará registra 226.021 casos de Covid-19 e 8.683 mortes. Balanço indica seis mortes em decorrência da doença nas últimas 24 horas.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >