Participamos do

No Amazonas, 619 profissionais de educação testaram positivo para Covid-19 em 10 dias

O resultado foi divulgado após dez dias de testagem em massa solicitada pelo governo em virtude do retorno das aulas presenciais da rede estadual
19:43 | Set. 02, 2020
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

No Amazonas, 619 profissionais de educação testaram positivo para Covid-19. O resultado foi divulgado após dez dias de testagem em massa. A iniciativa foi feita pela o governo em virtude do retorno das aulas presenciais da rede estadual, que ocorreu no dia 10 de agosto. O Amazonas foi o primeiro estado a retomar as aulas presenciais na rede pública no Brasil. A volta ocorre de forma híbrida e com apenas 50% da capacidade de alunos nas salas. As informações são do Portal G1.

Ao total, foram 2.051 testes rápidos aplicados entre os dias 18 e 28 de agosto. Deste total, 96% dos resultados apontaram para casos negativos ou foram do período de transmissão da doença. Todos os 619 profissionais que testaram positivo foram afastados das escolas para período de isolamento de 14 dias. O número de testes negativos foi de 1.561. Os dados foram divulgados pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), nessa segunda-feira, 31.

Mais de 120 mil pessoas haviam sido contaminadas pelo novo coronavírus até a última segunda-feira, no Amazonas. Os números da Covid-19 ainda preocupam e, por isso, diversos protestos foram realizados por professores e estudantes pedindo a suspensão das aulas presenciais.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A FVS informou que ampliou a equipe de realização de testes rápidos para diagnóstico de Covid-19, que passará a contar com mais 20 técnicos do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). Por meio dessa medida, espera-se chegar aos 600 atendimentos diários no Centro de Convenções de Manaus (Sambódromo), local onde está concentrada a realização dos testes voltados aos profissionais da educação da rede estadual.

Monitoramento nas escolas

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto e a FVS-AM adotaram o aplicativo SASi como ferramenta de notificação imediata de cada caso suspeito detectado no ambiente escolar. A iniciativa está entre as medidas criadas na retomada das aulas presenciais.

De acordo com o balanço da FVS-AM, desde o início da utilização do aplicativo nesse monitoramento, no dia 13 de agosto, foram notificados 170 casos suspeitos de Covid-19. Desse total de notificação, 164 são professores, um é aluno e outros cinco são de outros profissionais da comunidade escolar.

O aplicativo SASI, que está disponível para download nas lojas virtuais Apple Store e Google Play, também é utilizado pelos profissionais da educação para agendamentos dos testes rápidos, que estão sendo realizados pelo sistema drive-thru no Centro de Convenções de Manaus.

Retorno das aulas presenciais no Amazonas

As aulas para alunos do Ensino Médio tiveram início no dia 10 de agosto. Desde então, professores realizaram uma série de protestos contra o retorno das atividades profissionais em razão da pandemia. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam), oito professores testaram positivo para a doença.

No primeiro dia do retorno, uma professora testou positivo para a Covid-19 e as aulas na escola onde ela compareceu durante o dia tiveram que ser suspensas para desinfecção. Conforme o Governo, a retomada das aulas do Ensino Fundamental, prevista para iniciarem na última segunda-feira, 31, foi suspensa.

A entrega de máscaras para os estudantes também gerou polêmica e muitos 'memes'. Isso porque o equipamento de proteção entregue pelo governo era grande demais para os alunos e, ao invés de cobrir boca e nariz, cobria todo o rosto. A Seduc admitiu o erro e informou que novas máscaras seriam distribuídas.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar