Participamos do

Crianças devem usar máscaras? Confira orientações

Segundo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), crianças com até 5 anos não devem usar máscaras
17:27 | Ago. 31, 2020
Autor Júlia Duarte
Foto do autor
Júlia Duarte Estagiária
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Uma das medidas para a volta da educação infantil, na rede privada, nesta terça-feira, 1º é uso de máscaras pelos profissionais e crianças a partir de 3 anos. Altamente recomendada em adultos, a utilização do material por crianças diverge em orientações por diversos órgãos de saúde.

Segundo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), as crianças com até 5 anos não devem usar máscaras. A destreza necessária para uso adequado da máscara foi um dos pontos considerados para não indicação.

LEIA MAIS | Educação infantil volta presencialmente nesta terça-feira; veja como pais podem preparar os filhos para a nova volta às aulas

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os instituições destacam ainda que crianças com deficiências cognitivas ou com graves problemas respiratórios que tenham dificuldades em tolerar a máscara não devem, sob nenhuma circunstância, ser obrigadas a usar o utensílio. Para evitar contaminação, nas crianças dessa faixa etária, é preciso  distanciamento social, higienização das mãos e limitação dos tamanhos das salas de aula.

Crianças de 6 a 11 anos, é preciso ter uma análise de risco, levando em conta a intensidade da transmissão na região e dados atualizados sobre o risco de infecção nessa idade. A capacidade da criança de seguir as regras para uso adequado da máscara, assim como a supervisão adulta para tal, além do aprendizado e desenvolvimento psicossocial, também devem ser considerados.

Já para crianças com mais de 12 anos e adolescentes, a orientação é seguir as mesmas indicações do uso de máscara em adultos.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) publicou também orientações aos pais e aos responsáveis sobre o uso adequado de máscaras por crianças e adolescentes. A nota criada pelos Departamentos Científicos de Adolescência e Desenvolvimento e Comportamento da entidade, delimita que crianças menores de 2 anos  não devem usar máscaras, porque a salivação intensa, as vias aéreas de pequeno calibre e a imaturidade motora elevam o risco de sufocação.

Entre 2 e 5 anos, existe necessidade de supervisão constante. Eles analisam que a criança se sentirá incomodada com a necessidade de ajustes frequentes por parte dos pais. Nesse caso, o benefício poderá não compensar o risco e, por isso, é indicado avaliar individualmente a possibilidade do uso, conforme o grau de maturidade de cada criança.

A professora, doutora pela Universidade de São Paulo (USP), e médica pediatra Virna Costa e Silva afirma que em um ambiente escolar, com uma quantidade de crianças sendo maior que de professores, esse benefício fica ainda menor e não seria necessário, como orientado pela OMS.“Como a criança é muito pequena corre o risco dela se sufocar, dela brincar e ter algum tipo de acidente com a máscara. Exige uma certa autonomia, a criança tem que estar acompanhada por um responsável. Para a professora dar conta de todas essas crianças será difícil”, explica.

A pediatra ressalta que crianças tendem a tirar muito a máscara e sentem irritação. Isso, segunda ela, pode aumentar a transmissibilidade do vírus.

Até a publicação esta matéria a Secretaria de Saúde do Ceará( Sesa) não se posicionou sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras pelas crianças menores como consta no decreto.

Confira as recomendações da  Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) para o uso de máscaras em crianças

1. Adquirir máscaras de acordo com o tamanho do rosto da criança ou adolescente e certificar que está confortável;

2. Lavar com água e sabão abundantes e/ou deixar de molho em solução de água sanitária (1 colher de sopa para 500ml de água) por 30 minutos;

3. Após a secagem, passar ferro quente, de ambos os lados. Armazenar em saco plástico limpo;

4. Lembrar que as crianças vão aprender mais facilmente com a repetição e com ensinamentos e exemplos fornecidos de forma alegre e natural. Tenha paciência para ensiná-las a usar as máscaras com carinho e responsabilidade;

5. Crianças podem se beneficiar do uso de uma máscara em ambientes em que encontrem outras pessoas a menos de 2 metros de distância (supermercados, farmácias, serviços médicos, ou qualquer ambiente fora de casa ou onde possa haver aglomeração de pessoas);

6. Caso a máscara caia no chão durante o uso, ela deverá ser substituída por outra limpa, imediatamente;
Ensinar as crianças a tossir e espirrar em um lenço de papel ou no braço e cotovelo, nunca nas mãos.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar