PUBLICIDADE
Coronavírus
NOTÍCIA

Sem data para aulas presenciais, testagem de profissionais da rede estadual não ocorrerá mais a partir de segunda-feira

O retorno das aulas presenciais da rede estadual ainda não tem data prevista para ocorrer.

17:27 | 28/08/2020
Santiago Webajh, scientist of the Pablo Cassara foundation, puts a drop of reagent in a container during a test of the new
Santiago Webajh, scientist of the Pablo Cassara foundation, puts a drop of reagent in a container during a test of the new "NEOKIT-COVID-19?, developed by a group of Argentine scientists that diagnoses the coronavirus disease (COVID-19) in less than two hours, in Buenos Aires, Argentina May 19, 2020. REUTERS/Agustin Marcarian (Foto: REUTERS / Agustin Marcarian)

Atualizada às 20h57min

A testagem que seria realizada para profissionais da rede estadual de educação não acontecerá mais a partir de segunda-feira, 31. Isso porque o retorno das aulas presenciais da rede ainda não tem data prevista para ocorrer. Nesta sexta-feira, 28, o governador Camilo Santana anunciou a retomada do ensino infantil particular na Capital a partir do dia 1º de setembro. 

A testagem dos profissionais faz parte do protocolo sanitário a ser cumprido. De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesa), quando as aulas da rede estadual for começar, professores e servidores deverão ser testados uma semana antes do início da retomada.   

De acordo com Magda Almeida, secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, a testagem visa identificar os profissionais que estão com o vírus ativo para que não retornem às atividades presenciais. “A intenção é que possamos nos organizar para o retorno seguro das atividades escolares e de ensino quando for possível”, explica a médica.

Leia mais | Camilo libera volta de creches e educação infantil privada em Fortaleza

O atendimento de testagem na população segue sendo realizado no drive-thru do Hospital Geral de Fortaleza (HGF). O acesso ao serviço se mantém por agendamento, feito no site Saúde Digital, ou por meio do aplicativo Ceará App. A testagem para Covid-19 dos trabalhadores da rede municipal de ensino de Fortaleza deverá ser feita pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) quando as aulas forem ser retomadas. Ainda não há prazo para esse reinício.

Na rede particular de ensino, os testes serão feitos pelas próprias organizações. Para isso, representantes dessas instituições estão reunidos nesta sexta-feira, 28, em treinamento organizado pela equipe do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), do Governo do Estado. Além da capacitação para coleta das amostras, o laboratório fornecerá ainda os equipamentos de proteção pessoal (EPIs) e os insumos necessários para a realização dos testes.