Homem surdo é impedido de entrar em supermercado por usar máscara transparente que facilita leitura labial
Caso aconteceu em supermercado de CuritibaUm homem surdo foi impedido de entrar em um supermercado em Curitiba por usar uma máscara transparente, de plástico PETG, que permite a leitura labial. Conforme o portal G1 e a RPC, do Paraná, Alisson Fernandes dos Santos tem 43 anos e estava com a esposa, em Curitiba, quando a situação ocorreu.
Doutor em bioquímica, Alisson não fala a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Por isso a necessidade do equipamento que facilita leitura labial. Assim como ele, a esposa Aline Gonçalves dos Santos, de 39 anos, estava com uma máscara do mesmo modelo. Equipamento facilita a comunicação do casal.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"Me senti excluído", disse o homem à RPC. A esposa dele explicou que, logo na entrada, foram em direção à medição de temperatura quando o segurança os barrou e falou que o casal não iria poder entrar com a máscara.
"Nem ofereceram uma alternativa, de repente chamar outra pessoa para conversar ou pedir para um funcionário acompanhar. Nada. Simplesmente assim: 'Não vão entrar'", relatou Aline. "Ele trabalha com essa máscara em um hospital de referência, que atende pacientes da Covid-19. Quer dizer, essa máscara oferece proteção. Se não oferecesse, ele já seria um dos contaminados".
O caso foi no último dia 13.