Participamos do

Cartórios funcionam com horário especial em Fortaleza para registro de recém nascidos; veja lista

A Certidão de Nascimento é fundamental para que a criança tenha acesso à cidadania. Matrícula na escola, cadastro em Unidade Básica de Saúde e recebimento de benefícios sociais estão condicionados à emissão do documento
13:55 | Jul. 27, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, mães que tiveram filhos durante o período podem ter tido dificuldades para registrar o seu nascimento e emitir a Certidão de Nascimento. Nesta segunda-feira, 27, a Prefeitura de Fortaleza divulgou relação com datas, horários e endereços dos cartórios que estão prestando o serviço durante a fase de flexibilização econômica. Acesse aqui.

Nas maternidades, parte das unidades também está retomando os registros, em horários especiais. São elas o Hospital José Martiniano de Alencar, Maternidade Escola Assis Chateaubriand, Hospital Dra. Zilda Arns (Hospital da Mulher) e Hospital Nossa Senhora da Conceição. Os atuais horários de funcionamento valem até a próxima quinta-feira, 30, quando será reavaliada a ampliação dos horários e o retorno dos plantões nas maternidades e hospitais.

Leia Também | Com quase 30 anos, irmãos ainda buscam registro civil

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Régia Delgado, coordenadora do Comitê Gestor Municipal de Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica, ressaltou que a pasta está conversando com os cartórios para reforçar a importância de registrar os recém nascidos. “Estamos em contato direto com o serviço social das maternidades e hospitais públicos para que os profissionais orientem as parturientes que os cartórios estão abertos diariamente em horários especiais”, destacou em nota.

A Certidão de Nascimento é o primeiro documento formal de uma pessoa e representa um passo para o exercício pleno da cidadania. A partir do registro, retira-se outros documentos civis, como a carteira de identidade, de trabalho, entre outros. A gestão municipal lembra ainda que o documento é necessário para cadastro na Unidade Básica de Saúde (UBS), para matrícula na escola e para o recebimento de benefícios sociais, como o Bolsa Família.

Serviço

Datas, horários de funcionamento, e endereços de cartórios que estão registrando recém nascidos durante a flexibilização econômica em Fortaleza

Através de lista da Associação Cearense dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/Ceará), por meio do link 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar