Participamos do

Boletim da Fiocruz reúne dados sobre a situação epidemiológica do coronavírus nos estados

A ideia é que a discussão sobre os aspectos a respeito da Covid-19 sejam ampliados com a ajuda do boletim
17:11 | Jul. 20, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançou nessa sexta-feira, 10, o Boletim do Observatório Fiocruz Covid-19. O recurso apresenta dados da situação epidemiológica do novo coronavírus unidades federativas do Brasil, além do cenário de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e de análise da capacidade do sistema de saúde dos estados.

A ideia é que a discussão sobre os aspectos a respeito da Covid-19 sejam ampliados com a ajuda do boletim, subsidiando decisões acerca de medidas de distanciamento social, por exemplo.

LEIA MAIS | Resultados preliminares indicam que vacina de Oxford para Covid-19 é segura e induz resposta imune

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O boletim conta com critérios e indicadores propostos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e também por contribuições da sociedade civil, como o Covid Exit Strategy. Dessa forma é feito panorama geral com indicadores-chave para o monitoramento da incidência e mortalidade por Covid-19, incidência de SRAG e disponibilidade de leitos em território nacional.

Para realizar o cálculo de incidências semanais do novo coronavírus são utilizadas as médias das últimas duas semanas e a incidência de SRAG por média móvel, ou seja, a média nos intervalos de três semanas. Já os níveis de ocorrência da síndrome são avaliados a partir de detalhamento presente nos documentos do InfoGripe.

LEIA MAIS | Vacina produzida por laboratório chinês chega ao Brasil

Outros indicadores de Covid-19 estão disponíveis no MonitoraCovid-19. O indicador de disponibilidade de leitos de UTI Covid-19 baseia-se em dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) obtidos em 29 de junho de 2020.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar