Participamos do

Redução do número de novos registros de coronavírus por dia em Fortaleza chega a 95%

Atualmente, estima-se em 35 novos casos confirmados por dia. Dado foi divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. Pasta reforça que fatores externos podem alterar o comportamento da pandemia, como o isolamento social e as aglomerações

Em Fortaleza, a atual estimativa da média diária de novos casos de coronavírus é de 35 registros, conforme aponta a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Dado foi divulgado em boletim epidemiológico pela pasta na noite desta sexta-feira, 10. Se comparado com o período de pico de transmissão da doença na Capital a redução é de aproximadamente 95%. A entidade porém reforça no documento que fatores externos podem alterar o comportamento da pandemia, como o isolamento social, as aglomerações e o uso de máscaras. Tais ações podem, contribuir para a redução ou uma eventual nova ascensão de casos na região.

LEIA TAMBÉM | Confira em que fase da retomada cada município do Ceará estará a partir de segunda, 13

A estimativa feita pela pasta leva em consideração o conceito estatístico de “média móvel”. Ele é utilizado para monitorar tendências de evolução de um fenômeno ativo em um determinado período de tempo. Sendo assim, ele pode informar a predisposição do comportamento de um fenômeno, como no caso da transmissão da Covid-19, estimando aproximadamente suas características, como número de casos e óbitos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para realizar o monitoramento da evolução da pandemia na Capital, a SMS analisa o comportamento da doença e seus efeitos acumulados num período de sete dias, que constitui uma Semana Epidemiológica (SE). O período serve como base para que a pasta possa calcular as médias de evolução e as tendências do vírus. A entidade pontuou que, com base dos registros de Fortaleza, a região já vivenciou dois picos da doença.

LEIA TAMBÉM | Jogos de futebol e barracas de praia são liberados a partir de segunda em Fortaleza

O pico mais intenso durou cerca de 20 dias, entre os meses de abril e maio, período no qual a média móvel de casos chegou a ser de 820 novos registros a cada dia. O período com mais mortes por coronavírus na Capital foi entre 15 e 17 de maio, quando, em média, 90 pessoas morreram pela doença em Fortaleza a cada 24 horas. O ciclo foi seguido por um segundo momento, quando foram registradas cerca de 80 mortes por dia, entre 3 e 23 de maio.

Ao todo, no Estado, 6.842 pessoas já morreram pela Covid-19, tendo sido 3.499 em Fortaleza, segundo dados da plataforma IntegraSUS, atualizada às 19h31min. A SMS revela no boletim desta sexta, que a atual média de óbitos em Fortaleza registrada nos últimos sete dias é de aproximadamente 6 ocorrência diárias — o dado, porém, pode aumentar em caso de confirmações atrasadas. A média desta semana representa uma redução de 58% com relação a obtida há duas semanas, quando a Capital detinha cerca de 14 mortes por dia. 

LEIA TAMBÉM | Casos de Covid-19 no Cariri aumentam 64% em 10 dias

Na Capital, as regiões mais afetadas pelo coronavírus, de acordo com o boletim, são periferias com baixos índices de desenvolvimento humano. A maioria dos casos se concentra em áreas mais ricas da cidade, como Meireles e Aldeota, que registram 1.434 e 1.220 casos respectivamente.

Ambos os bairros apresentam porém, menos de 70 mortes. Por outro lado, o número de óbitos nos bairros pobres, como a Barra do Ceará, é de 120 mortos para 860 casos confirmados. A SMS, porém, revela que a atual progressão da pandemia se concentra ainda nas áreas mais pobres, e pontua para o aumento recorrente de casos nos bairros da Regional VI, em especial Messejana, Jangurussu e Passaré.


Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar