Participamos do

Ceará tem 138 municípios em fase de transição de acordo com o Plano de Retomada Econômica

Um mapa do Ipece mostra a situação dos municípios cearenses em relação às fases no Plano de Retomada da Economia. 43 cidades estão na Fase 1 e apenas Fortaleza está na Fase 2

 

Um mapa elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) mostra a situação dos municípios cearenses em relação às fases no Plano de Retomada da Economia. Atualmente, 138 municípios do Ceará continuam na fase de transição com isolamento social, 43 cidades da Macrorregião de Saúde de Fortaleza iniciaram a Fase 1, enquanto Sobral e Juazeiro do Norte estão em isolamento social rígido, com restrição na liberação de atividades. Apenas Fortaleza avançou para a Fase 2 do Plano na segunda-feira, 22.

Na representação cartográfica, é possível observar o Estado dividido em cinco Macrorregiões de Saúde (Cariri, Fortaleza, Litoral leste/Jaguaribe, Sertão Central, Sobral). A regionalização é a diretriz do Sistema Único de Saúde (SUS) que orienta o processo de descentralização das ações e serviços de saúde e a negociação e pactuação entre os gestores.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em vermelho, o mapa revela as cidades que têm restrição na liberação de atividades, isto é, estão em lockdown. Na cor bege estão os municípios em fase de transição, visivelmente a maior parte do Estado. O amarelo corresponde às cidades na Fase 1. Por fim, o azul sinaliza que somente a Capital está na Fase 2 do plano de retomada.

Após a transição de sete dias, existem quatro fases previstas pelo Plano de Retomada. A cada fase haverá avaliação com base nos dados de saúde. Em Fortaleza, a Fase 1 começou no dia 8 de junho. As etapas têm 14 dias de duração. Após o início da Fase 2 na segunda-feira, 22, espera-se que a Capital prossiga para a Fase 3 no dia 6 de julho. Porém, todos os avanços dependem da avaliação dos resultados das fases prévias. 

Acesse o mapa em alta definição.

O documento considerado como base para a elaboração do mapa foi o Decreto nº 33.631 do Governo do Estado, publicado no último sábado, 20, prorrogando o isolamento social no Ceará, renovando a política de regionalização das medidas de isolamento social.

LEIA TAMBÉM | Movimentação em Fortaleza aumenta com início da 2ª fase da retomada econômica

O trabalho desenvolvido pelo Ipece, órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), teve a atuação dos analistas de Políticas Públicas do Instituto, Cleyber Nascimento e Alexsandre Lira.

Indicadores de saúde

A Capital, única a estar na Fase 2 até o momento, já pode ter restaurantes funcionando. Os estabelecimentos devem respeitar medidas sanitárias de prevenção à Covid-19, funcionar das 9h às 16 horas e com 40% dos funcionários presencialmente. Igrejas também poderão abrir, mas com até 20% da capacidade.

De acordo com os dados da plataforma IntegraSUS, atualizados às 9h03min desta terça-feira, 23, Fortaleza tem 12,2% taxa de positividade. O percentual se refere a quantidade de testes positivos para Covid-19 em relação ao total de exames realizados até o momento.

LEIA TAMBÉM | Entenda o decreto que estabelece lockdown em Juazeiro do Norte e prorroga isolamento rígido em Sobral 

A taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) está em 74,13%. Já a taxa de letalidade na Capital, expressa pelo número de óbitos confirmados da Covid-19 a cada 100 casos da doença, é de 9,46%. Enquanto isso, a incidência de casos confirmados é de 1.281,19 para cada 100 mil habitantes da Cidade.

Em Sobral, onde o isolamento rígido (conhecido também como lockdown) foi prorrogado por mais uma semana, a incidência de casos é bem superior: 2.603,14 por 100 mil habitantes. A taxa de positividade nos testes para Covid-19 é de 36,36%. Já a taxa de letalidade está em 3,74%. Por sua vez, o percentual de ocupação de leitos na UTI corresponde a 92,56%.

A política de isolamento social rígido consiste no controle da circulação de pessoas e veículos nos espaços e vias públicas, no intuito de reduzir a velocidade de propagação da doença.

Situação do Ceará na retomada das atividades econômicas:

138 municípios do Ceará continuam na fase de transição com isolamento social
43 cidades da Macrorregião de Saúde de Fortaleza iniciaram a Fase 1
2 cidades (Sobral e Juazeiro do Norte) estão em isolamento social rígido, com restrição na liberação de atividades
1 cidade (a capital Fortaleza) está na Fase 2 do plano



Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar