Participamos do

Movimentação em Fortaleza aumenta com início da 2ª fase da retomada econômica

Pelo menos 200 mil pessoas estão liberadas para retornar ao trabalho presencialmente; impacto na saúde deve ser avaliado ao fim desta semana
11:32 | Jun. 22, 2020
Autor Marcela Tosi
Foto do autor
Marcela Tosi Repórter de Cotidiano
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Nesta segunda-feira, 22, Fortaleza avança para a fase 2 do plano estadual de retomada das atividades econômicas; já municípios da Região Metropolitana entram na primeira fase. Com isso, pelo menos 200 mil pessoas de seis setores da economia estão liberadas para retornar aos postos de trabalho presenciais.

Junto a eles, seguem circulando pela Cidade trabalhadores dos serviços essenciais, clientes, ambulantes, pessoas em situação de rua e outras buscando por empregos. Nesta manhã, por volta de 10 horas, O POVO circulou pela Capital observando as mudanças na movimentação e nos hábitos.

Vias principais, como as avenidas Augusto dos Anjos e Osório de Paiva, têm intenso fluxo de veículos. Em borracharias e frigoríficos, estabelecimentos já autorizados a funcionar, o movimento de clientes ocorre desde antes das 10 horas. É nesse horário que o comércio está autorizado a abrir as portas e algumas lojas formam filas nas calçadas para evitar aglomerações no interior. O número de pessoas que aguardam ônibus também cresceu nas paradas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No Centro, apesar de alguns restaurantes estarem funcionando de acordo com o atual protocolo sanitário, outros estabelecimentos seguem não autorizando o consumo de alimentos no local. Como forma de tentar reduzir as aglomerações em seu interior, lojas estão permitindo que as pessoas entrem no local apenas por algumas entradas. A movimentação, tanto de veículos como pedestres, aumentou de forma considerável em relação à semana passada.

LEIA MAIS Ceará tem 93.227 casos de Covid-19 confirmados e 5.528 mortes

No Terminal do Siqueira, filas se formam para a maioria das linhas enquanto em uma agência da Caixa Econômica próxima dali pessoas se aglomeram. Nesta segunda-feira, a Caixa Econômica Federal vai pagar a terceira parcela do Auxílio Emergencial para 1,9 milhão beneficiários do Bolsa Família qualificados no programa, cujo número do Número de Identificação Social (NIS) termina em 4.

Apesar do avanço na retomada econômica, o Estado segue com vigência de medidas para o isolamento social e o uso obrigatório de máscara. Nas ruas, apesar de muitos pedestres e ciclistas estarem de máscara, ainda persistem os que não usam ou usam de forma errada.

De acordo com a Prefeitura, o avanço do plano de retomada foi motivado pela queda dos índices da pandemia. Caso os indicadores cresçam, o processo de reabertura pode retroceder. A fase 2 tem duração prevista de 14 dias, mas o andamento das atividades e seu impacto na saúde devem ser avaliados ao fim da primeira semana.

Colaborou Leonardo Maia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar