Participamos do

Com agendamento, HGF inicia testagem para Covid-19 em sistema drive-thru

O serviço atenderá pessoas que estejam entre o 3º e 7º dia de sintomas, para realização do teste RT-PCR; resultado online em até cinco dias
11:02 | Jun. 15, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Por meio de agendamento online, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) inicia coleta de amostras para testagem molecular de Covid-19 nesta segunda-feira, 15. O serviço funcionará por sistema drive-thru e deve ter horário marcado previamente na plataforma Saúde Digital. Os agendamentos são de segunda a sábado, das 8h às 17h, com exames realizados a cada 15 minutos.

O Drive-thru Covid-19 HGF é destinado para pessoas que estejam entre o terceiro e sétimo dia de sintomas do novo coronavírus, como febre, tosse e dor de cabeça. Importante ressaltar que pacientes com quadros moderados a graves precisam primeiro passar por avaliação de profissionais da saúde, devendo se dirigir a unidades de saúde.

Como o teste a ser aplicado será o RT-PCR, a data do início dos sintomas é essencial para evitar falsos negativos. O método identifica o material genético do coronavírus na amostra swab coletada do nariz ou garganta do paciente, oferecendo diagnóstico precoce e eficaz quando aplicado entre o terceiro e sétimo dia de sintomas. “A partir do oitavo dia, é teste rápido”, explica a farmacêutica bioquímica e coordenadora do Laboratório/HGF, Goretti Cavalcante.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA TAMBÉM | Entenda os diferentes tipos testes para Covid-19 e saiba onde encontrá-los

Ceará tem mais de 79 mil casos de Covid-19 e 4.902 mortes; números crescem em Sobral

De acordo com a secretária executiva de Vigilância e Regulação, Magda Moura, o sistema de drive-thru é seguro, já que o carro funciona como “biossegurança do ambiente, tanto para o paciente quanto para os agentes de saúde". A titular ainda reforça que o aumento das testagens possibilita mensurar com maior precisão a quantidade de pessoas infectadas e quantas ainda estão suscetíveis à doença.

No Ceará já foram realizados 182.962 exames para Covid-19, dos quais 111.996 foram testes rápidos e 65.943 RT-PCRs. Os outros 5.017 foram por sorologia. As informações são da plataforma IntegraSUS, da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), atualizadas às 9h27min desta segunda-feira, 15.

Os resultados do testes RT-PCR realizados pelo Drive-thru Covid-19 HGF serão disponibilizados no site Saúde Digital em até cinco dias. O HGF reforça que as amostras serão coletadas somente por agendamento, que é individual e intransferível.

Veja imagens do primeiro dia 

Clique na imagem para abrir a galeria

Com informações da repórter Marcela Tosi.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar