Participamos do

Primeiro dia de testagem do coronavírus via drive-thru no HGF termina com 45 exames realizados

Novos horários de agendamento serão disponibilizados e a expectativa, conforme a Secretaria da Saúde do Estado, é realizar cerca de 100 exames para coronavírus por dia
21:22 | Jun. 15, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Iniciado na manhã desta segunda-feira, 15, o sistema de testagem para o coronavírus via drive-thru no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) teve 45 exames realizados no primeiro dia de funcionamento. Os testes são realizados mediante agendamento por meio da plataforma Saúde Digital, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

De acordo com a Sesa, novos horários de agendamento ficarão disponíveis. A expectativa, conforme a pasta, é realizar cerca de 100 exames por dia. O tipo de teste realizado é o RT-PCR, a testagem molecular. Estão aptas a serem testadas pessoas que estejam entre o terceiro e o sétimo dia de sintomas suspeitos do novo coronavírus, como febre, tosse e dor de cabeça.

Os resultados do testes RT-PCR realizados pelo Drive-Thru Covid-19 serão disponibilizados no site Saúde Digital em até cinco dias. O HGF reforça que as amostras serão coletadas somente por agendamento, que é individual e intransferível. O serviço funciona de segunda à sábado, das 8 horas às 17 horas

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Teste para coronavírus

O método identifica o material genético do coronavírus na amostra swab coletada do nariz ou garganta do paciente, oferecendo diagnóstico precoce e eficaz quando aplicado entre o terceiro e sétimo dia de sintomas. "A partir do oitavo dia, é teste rápido", explica a farmacêutica bioquímica e coordenadora do Laboratório/HGF, Goretti Cavalcante.

No Ceará, já foram realizados 185.011 exames para o diagnóstico da Covid-19, segundo atualização da plataforma IntegraSUS, da Sesa, às 18h22min desta segunda-feira, 15. Destes, foram 113.740 por teste rápido, 66.084 por RT-PCR e 5.179 por sorologia. O Estado tem 79.853 casos confirmados e 5.041 mortes em decorrência da doença.

Veja imagens do primeiro dia da testagem drive-thru no HGF:

Clique na imagem para abrir a galeria

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar