Participamos do

Instituição de psicologia lança e-book gratuito para ajudar a falar com crianças sobre morte por coronavírus

scrito por Fernanda Lopes e Juliana Vieira, o livro tem como objetivo tornar o assunto mais acessível para as famílias e desenvolver com cuidado a aceitação da perda na criança.
16:24 | Jun. 12, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A instituição Escutha Psicologia e Saúde, juntamente com a Editora UeceE, lançam o e-book gratuito “Como comunicar às crianças a morte de um ente querido por Covid-19”?. O livro busca trabalhar formas de comunicação para pais falarem com os filhos sobre mortes por coronavírus. Escrito por Fernanda Lopes e Juliana Vieira, o livro tem como objetivo tornar o assunto mais acessível para as famílias e desenvolver com cuidado a aceitação da perda na criança.

Fernanda, que é também supervisora pedagógica da Escutha Psi, explica que uma das formas de trabalhar a perda por coronavírus é lembrar a criança de experiências de perdas anteriores, seja de um bichinho de estimação ou uma planta. A partir disso, a experiência é usada para chegar até a situação do coronavírus. Além disso, é necessário responder questionamentos de forma honesta e se for preciso, repetidamente. Abrir espaço para que ela expresse os sentimentos de perda é essencial.

Segundo autora Juliana, também diretora da Escutha Psi, podem surgir na criança várias reações que não eram comuns antes, como inquietação, isolamento, ansiedade e até fazer xixi na cama. Essas são reações normais ao luto dos pequenos, mas mesmo assim é importante busca ajuda psicológica caso haja muitas mortes na família.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia também | Grupos de psicólogos oferecem atendimento online voluntário durante pandemia da Covid-19

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar