Participamos do

Coronavírus: tendência de redução de casos e mortes em Fortaleza se confirma, mas ainda não é definitiva, aponta SMS

A informação foi destacada pelo boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza nesta sexta-feira, 29
01:04 | Mai. 30, 2020
Autor Alan Magno
Foto do autor
Alan Magno Estagiário de jornalismo
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) informou no boletim epidemiológico desta sexta-feira, 29, que a tendência de redução no número de casos e de mortes por coronavírus na Capital se confirmou, mas que a desaceleração da pandemia na região ainda não é definitiva. Segundo o estudo, a atual desaceleração da curva epidemiológica da Covid-19 em Fortaleza pode estar enviesada por diversos fatores, como o retardo das notificações mais recentes.

O estudo levou em consideração os dados registrados até a tarde do dia 29 de maio, onde tinham sido registrados 21.389 casos confirmados de Covid-19 em Fortaleza e um total de 2.120 mortes pela doença. Segundo levantamento, 2.462 casos ainda estão em investigação. Tais casos podem alterar a interpretação da curva e apontar um cenário onde a Capital está ainda mais longe de estabilizar a transmissão do vírus.

“Essa aparente tendência de estabilidade ou de leve declínio nos casos novos, a se refletir no formato da curva, ainda não é definitiva”, destaca o informe. A leve tendência de redução no número de casos e mortes começou a se apresentar por volta do dia 10 de maio. De acordo com o levantamento, caso a tendência se mantenha por um intervalo maior tempo, de pelo menos duas ou três semanas, só assim seria possível afirmar que Fortaleza já passou pelo pico da doença.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia mais: Secretaria aponta "discreta desaceleração" de casos e óbitos por Covid-19 em Fortaleza 

As estatísticas levam em conta a média diária de casos registrados a cada semana, num período chamado de semana epidemiológica (SE). No informe da SMS, as maiores médias da doença em Fortaleza teriam sido registrados entre as semanas do dia 26 de abril a 2 de maio e do 3 a 9 de maio. Neste primeiro intervalo de tempo, a média diária de casos teria chegado ao máximo já registrado, com 574 novos casos por dia durante sete dias. Já na segunda semana, no início de maio, teria sido alcançada a maior média de mortos por dia durante uma semana, com 72 óbitos diários.

Com os atuais números registrados, a SMS classifica o cenário de desaceleração da curva em Fortaleza como “preliminar”, e destaca que ainda que aponte para uma futura estabilização da disseminação do vírus e de suas consequências na Capital, está ainda é vista como “provável” e não definitiva. “Essa estimativa é muito sensível à limitação de testagem e à entrada das notificações nos sistemas, bem como ao registro das amostras e à velocidade de liberação dos resultados”, ressalta o informe, destacando que apesar da tendência de estabilização, os números de novos casos e mortes pela doença ainda são elevados.

A Secretaria pontua ainda que a retomada das atividades produtivas precisam ser monitoradas severamente para que possa ser possível evitar um novo aumento de contágio pela Covid-19, tendo em vista que a tendência de redução da circulação do vírus na Cidade ainda não deve ser vista como uma vitória consolidada no enfrentamento à pandemia.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar