Participamos do

Sociedade Brasileira de Cardiologia não recomenda o uso de cloroquina e hidroxicloroquina

Entidade pede que aqueles pacientes que optarem pela realização no tratamento sejam avaliados por eletrocardiogramas durante uso do medicamento
13:11 | Mai. 22, 2020
Autor Catalina Leite
Foto do autor
Catalina Leite Repórter do OP+
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) publicou nota de esclarecimento em que afirma não recomendar o uso da cloroquina e hidroxicloroquina “enquanto não houver evidências científicas definitivas acerca do seu emprego”. O posicionamento surge após o Ministério da Saúde liberar o uso dos medicamentos para qualquer paciente com coronavírus, apesar da ausência de provas da eficácia deles. 

O uso desses remédios pode, inclusive, agravar o quadro clínico do paciente, principalmente causando arritmias. Por isso, a SBC orienta que aqueles pacientes que optarem pela realização do tratamento deverão ter a evolução acompanhada por eletrocardiogramas. O exame registra a atividade elétrica do coração durante funcionamento.

De acordo com a entidade, a telemedicina pode ser uma alternativa viável para suportar a iniciativa. O objetivo é subsidiar o médico na decisão de continuar ou não o tratamento.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA TAMBÉM | Ampliação do uso da cloroquina pode provocar mortes em casa, diz Mandetta

OMS reafirma que cloroquina e hidroxicloroquina não têm eficácia comprovada para coronavírus

Para o uso dos medicamentos, é preciso que o paciente assine um Termo de Ciência e Consentimento. Nele, a pessoa a ser tratada deve confirmar que sabe dos riscos da cloroquina e outros, além de estar ciente da ausência de evidências científicas que comprovem a eficácia das drogas.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar