Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

A pedido de Bolsonaro, Pazuello deve liberar cloroquina a todos os pacientes com coronavírus

Atualmente, a orientação do Ministério da Saúde é de prescrição do medicamento apenas para pacientes com sintomas mais graves da Covid-19. General assumiu a pasta interinamente
19:37 | Mai. 15, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O general Eduardo Pazuello, que era secretário-executivo do Ministério da Saúde (MS) e passou a ser chefe interino da Pasta após a exoneração de Nelson Teich nesta sexta-feira, 15, deve assinar decreto que libera o uso da cloroquina em todos os pacientes com coronavírus. Medida é defendida pelo presidente Jair Bolsonaro e foi recusada pelo agora ex-ministro. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Atualmente, a orientação do MS é de prescrição do medicamento apenas para pacientes com sintomas mais graves da Covid-19. Se liberado, novo protocolo servirá até mesmo para pessoas com sintomas leves.

LEIA MAIS | Estudos atestam ineficácia de hidroxicloroquina contra o coronavírus

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O decreto deverá basear-se em resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que publicou ofício dando liberdade, mas não recomendando ou obrigando profissionais de saúde a administrar remédios baseados na cloroquina em pacientes de qualquer sintomatologia. A hidroxicloroquina, por exemplo, pode levar a efeitos colaterais como parada cardíaca.

A autarquia declarou que para chegar à decisão houve uma extensa literatura científica, e que, mesmo sem evidências concretas de que os medicamentos atuem no combate ao coronavírus, o uso de torna possível devido ao período de pandemia.

Nos últimos dias, o presidente e Teich tiveram desentendimentos sobre o uso da cloroquina no tratamento da Covid-19. Bolsonaro quer alterar o protocolo do SUS e permitir a aplicação do remédio desde o início do tratamento.

Em podcast nesta semana, jornalistas do O POVO analisaram a fritura de ministros por Bolsonaro:

Listen to "#80 - Bolsonaro e a frigideira dos ministros da Saúde" on Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar