Participamos do

Estudo mostra lesões no intestino associadas à Covid-19

A pesquisa foi divulgada na revista norte-americana Radiology. Dentre os problemas observados pelos médicos estão o espessamento do órgão e a isquemia (redução do fluxo sanguíneo) na região
13:31 | Mai. 13, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Covid-19 pode causar problemas intestinais, segundo um novo estudo publicado nessa terça-feira, 12, na revista norte-americana Radiology. A descoberta se deu por meio de imagens capturadas por aparelhos de tomografia computadorizada. As informações são da revista Galileu.

A análise foi feita com 412 pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus. Segundo os cientistas envolvidos, anormalidades intestinais foram observadas em 3,2% dos pacientes. Entre os problemas identificados pelo estudo está a isquemia, caracterizada pela diminuição ou suspensão da irrigação sanguínea, numa parte do organismo. O espessamento do órgão também foi observado pelos médicos.

"Encontramos anormalidades intestinais na imagem de pacientes com Covid-19, principalmente em pacientes mais doentes que estavam na UTI", afirmou Rajesh Bhayana, pesquisador no Departamento de Radiologia do Massachusetts General Hospital, nos Estados Unidos, em comunicado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em dois pacientes, parte do intestino teve que ser removida. Eles apresentavam isquemia com necrose irregular (lesão devido à redução do fluxo sanguíneo). De acordo com os especialistas, ambos apresentavam coágulos nas pequenas artérias da parede intestinal, sugerindo que a isquemia pode ter sido resultante justamente desses coágulos.

Leia também | Sintomas gastrointestinais podem ser os primeiros indícios de Covid-19 em crianças, sugere estudo

Segundo Bhayana, algumas descobertas foram típicas da isquemia intestinal e, naqueles que foram submetidos à cirurgia, foram vistos coágulos de pequenos vasos ao lado de áreas de intestino morto. "Os pacientes na UTI podem ter isquemia intestinal por outros motivos, mas sabemos que a Covid-19 pode levar a coagulação e lesão de pequenos vasos; portanto, o intestino também pode ser afetado pela infecção", afirmou.

Um estudo publicado no início de maio na revista Science descobriu como o novo coronavírus atinge o intestino: ele consegue infectar nossas células por meio da ACE2, enzima produzida em maior quantidade quando há alguma ameaça ao organismo. A ACE2 está presente principalmente no intestino, assim como no nariz e no pulmão.

Foto 1: Tomografia de um homem de 57 anos com alta suspeita clínica de isquemia intestinal (Foto: Divulgação/Radiological Society of North America)

Foto 2: Homem de 47 anos de idade com sensibilidade abdominal apresenta características de isquemia e infarto mesentérico (Foto: Divulgação/Radiological Society of North America)

Foto 3: Homem de 54 anos demonstra pneumatose cistoide intestinal (setas) em um segmento longo do íleo. (Foto: Divulgação/Radiological Society of North America)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar