PUBLICIDADE
Coronavírus
NOTÍCIA

Ala do Hospital da Mulher será adaptada para receber 54 leitos para pacientes com coronavírus

A informação foi repassada pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), em transmissão ao vivo nesta quarta-feira, 13.

Alan Magno
19:42 | 13/05/2020
Hospital da Mulher terá novos leitos destinados a paciente com Covid-19 (Alex Gomes/O Povo 12/11/2019) (Foto: ALEX GOMES/Especial para O POVO)
Hospital da Mulher terá novos leitos destinados a paciente com Covid-19 (Alex Gomes/O Povo 12/11/2019) (Foto: ALEX GOMES/Especial para O POVO)

Hospital da Mulher terá ala adaptada para receber 54 leitos de enfermaria para tratamento de pacientes com coronavírus. Os novos leitos devem entrar em funcionamento até a próxima segunda-feira, 18. O espaço era anteriormente destinado à captação e repouso de pacientes de cirurgias eletivas, procedimentos não emergenciais que foram suspensos por causa da pandemia. A informação foi repassada pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), em transmissão ao vivo nesta quarta-feira, 13.

A unidade de saúde já havia inaugurado um núcleo específico para enfrentamento à nova doença com 10 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e dez leitos de enfermaria, para casos mais leves da infecção pelo coronavírus.

Os 54 novos leitos serão equipados com pontos de oxigênio o que possibilita uso de catéteres nasais e máscaras de venturi, que fornecem fluxos programados de oxigênio aos pacientes que apresentam graus de leve a moderado de insuficiência respiratória. O prefeito destacou que, conjuntamente com o governo estadual, está em uma busca diária por “reforçar, expandir, criar novos leitos, criar uma rede de saúde paralela para tratar da Covid-19”.

Roberto Cláudio destacou ainda que o Hospital de campanha do estádio Presidente Vargas (PV), destinado para o tratamento de pacientes com coronavírus em Fortaleza, irá receber até o fim desta semana um anexo com 56 novos leitos e uma segunda expansão com mais 56 leitos até o fim do mês de maio. O reforço no número de leitos foi anunciado após o prefeito comentar que o hospital do PV atingiu 93% de ocupação dos seus 224 leitos nesta quarta-feira, 13. 

O Ceará possui 19.156 casos confirmados, 1.389 mortes e 9.796 pessoas recuperadas de Covid. Foram 744 novos casos e 109 mortes a mais que o registrado ontem. Antes, o maior número de óbitos no Estado tinha sido 99, no último dia 2. A taxa de letalidade chegou a 7,3%. Atualmente, 32.297 casos estão em investigação no Ceará e o número de exames realizados já chega a 49.530. Os números foram atualizados na plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), hoje, 13 de maio (13/05), às 17h57min, e apontaram um novo recorde no número de mortes registrados em 24 horas.