Participamos do

Lista de sintomas de Covid-19 aumenta; relatos vão de perda de paladar a AVC

Não é raro que um mesmo vírus apresente diversas manifestações, mas perda de olfato e formação de coágulos parecem ser muito específicos desta pandemia
12:35 | Mai. 11, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Os cientistas lutam para catalogar os sintomas da Covid-19, quase quatro meses após a notificação da China em janeiro de 2020 de uma possível pandemia. A lista vem aumentado a cada semana e poucos órgãos estão a salvo do vírus. O que começou com problemas respiratórios, hoje, já abrange síndromes que vão além dos pulmoões, como complicações nos rins e até AVC.

Não é raro que um mesmo vírus apresente diversas manifestações, mas perda de olfato e formação de coágulos parecem ser muito específicos desta pandemia. As informações são do portal I.

"A maioria dos vírus podem prejudicar o tecido onde se reproduzem ou provocar danos colaterais do sistema imunológico que combate as infecções", explica Jeremy Rossman, virologista da universidade britânica de Kent.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia também | "Vemos cada vez mais AVCs ligados à Covid-19", destaca neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho

Nos últimos meses, Nova York, Londres e Paris alertaram para hospitalização de dezenas de crianças com sintomas inflamatórios raros. O quadro parece ser uma forma atípica da doença de Kawasaki, que atinge as artérias e provoca a falência dos órgãos e pode estar relacionada à complicação da covid-19.

Os cientistas da Universidade de Medicina de Nanjing (China) já reportaram pacientes com complicações urinárias e problemas renais agudos. Já outros estudos, como um publicado na revista da Associação Médica Americana, indica que 36% de um grupo de 214 pacientes chineses observados por médicos tiveram sintomas neurológicos como perda de olfato, nevralgias, convulsões e derrames.

No primeiro momento, os médicos consideram: febre, dor de cabeça, tosse. Depois adicionaram o nariz com coriza, a garganta que arranha. Depois, alguns sintomas digestivos: diarreia, dor de estômago. Além disso, as dores na caixa torácica, a perda do paladar e do olfato, problemas de pele como urticária ou frieira nos dedos dos pés e problemas neurológicos.

O Centro de Prevenção e Luta contra as Doenças (CDC) dos Estados Unidos listou alguns outros sintomas da Covid-19, após pesquisa com mais de dois mil pacientes, que 75% das pessoas apresentava o quadro mais comum da doença: febre, tosse, problemas respiratórios, calafrios e perda de olfato.

Entretanto, quase um terço dos pacientes afirmou ter tido cãibras, mesmo percentual de diarreia. Além deles, alguns reclamaram de náuseas, vômitos, dores de cabeça, nariz escorrendo e dores de garganta.

Confira a lista de sintomas reportados por médicos e pacientes:

Clássicos de gripe, como: febre, dor de cabeça, tosse, nariz com coriza, a garganta que arranha

Problemas respiratórios;

Perda de olfato e paladar;

Calafrios;

Nevralgias;

Convulsões;

Derrames;

Formação de coágulos;

Síndrome parecida com a doença de Kawasaki, que atinge as artérias e provoca a falência dos órgãos;

Complicações urinárias e problemas renais;

Problema na pele.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar