Participamos do

Pandemia: Astronautas dão dicas para lidar com isolamento social

O pesquisador Jack Stuster liderou um estudo sobre o comportamento humano para a Nasa, e listou dicas para cultivar a solidariedade nesse período
14:54 | Mai. 08, 2020
Autor Ismia Kariny
Foto do autor
Ismia Kariny Estagiária O POVO online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Astronautas se preparam para o primeiro voo espacial saindo de solo norte-americano, desde 2011. Os viajantes espaciais estão com lançamento rumo à Estação Espacial Internacional (ISS) programado para daqui a três semanas. Lá, eles devem passar os próximos três meses, em isolamento total. Treinados para o contato distante com a Terra, os astronautas dão dicas de como passar por essa situação, semelhante à quarentena que vivemos durante a pandemia da Covid-19. As informações são da Folha de S. Paulo.

O lançamento dos astronautas está marcado para o dia 27 de maio, a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Já seria considerado um fato histórico, tendo em vista que o último voo em solo americano aconteceu há 9 anos. No entanto, devido ao surto do novo coronavírus, as preparações para o voo se tornam ainda mais complicadas. O pesquisador Jack Stuster liderou um estudo sobre o comportamento humano para a Nasa e listou ações de grupo e atitudes que cultivam a solidariedade. Confira:

Sua maior meta deve ser se dar bem com os outros;

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Crie uma agenda, mas tudo bem dormir mais. Sono é bom;

Faça refeições em grupo (jantar é especialmente importante para famílias);

Conduza atividades de diversão em grupo (jogos de cartas e tabuleiro, filmes);

Respeite a necessidade alheia por privacidade/espaço pessoal (tudo bem se alguém quiser ficar sozinho um pouco);

Monitore e seja sensível ao estado mental dos outros e aja decisivamente para manter as relações e a saúde comportamental.

Comportamentos individuais específicos

Seja polido e respeitoso;

Evite temas controversos;

Não pratique humor de ridicularização;

Faça mais que sua parte em tarefas comunitárias;

Considere as possíveis consequências antes de dizer ou fazer qualquer coisa;

Tente conscientemente ser animado e apoiador de seus colegas;

Tenha consideração; mais que isso, tente evitar ser irritante;

Faça uma lista de tarefas a realizar durante o confinamento; riscar realizações fornece resultados tangíveis e ajuda a marcar a passagem do tempo.

Leia também | Dicas para segurar gastos durante período de isolamento social

As pequenas ações também são consideradas essenciais pelo pesquisador. Entre elas, a organização da casa, bem como a limpeza das áreas comuns e o local de trabalho. Também ressalta a importância de deixar cada item em seu lugar, sem esquecer de substituir rolos de papel higiênico esgotados ou baixar o assento da privada após usar o banheiro.

“Todas essas sugestões foram usadas por exploradores no passado para lidar com seus períodos de isolamento e confinamento”, diz Stuster. “E, como meu explorador favorito, Nansen, já disse: ‘Somos realmente todos exploradores, cada um procurando seu próprio caminho através da vida’”, finalizou.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar