Participamos do

Dicas para segurar gastos durante período de isolamento social

Professor da Unifametro explica como se organizar financeiramente neste período
17:53 | Abr. 15, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O período de isolamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus exige muita disciplina, seja para manter o home office ou na forma de lidar com o gastos financeiros.

De acordo com José Maria Alexandre, professor do curso de Ciências Contábeis da Unifametro, é preciso agir conforme a situação na qual a pessoa está inserida. Para quem está trabalhando, a dica é evitar novos gastos. Para os desempregados, a sugestão renegociação de dívidas. "Existem muitos aplicativos, ou planilhas que procurando na internet você acha fácil, para organizar sua vida financeira — quanto e com o que você gasta. Assim, é possível ver o que é essencial, variável e dispensável", explica José Maria Alexandre.

Outro cuidado que se deve ter é com as lojas virtuais. Com os estabelecimentos físicos fechados, a opção acaba sendo comprar uma roupa, um utensílio ou até mesmo um lanche por aplicativos ou sites. "Este é o momento para cancelar assinaturas de e-mail e notificações de lojas virtuais para evitar o consumo por impulso", afirma o professor da Unifametro.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Assim, com a diminuição de gastos, como almoço no trabalho e gasolina, o dinheiro pode ser usado em uma reserva de emergência. José Maria Alexandre aconselha que seja mensurado quanto do salário pode ser guardado. "Com essa economia, o ideal é fazer uma aplicação, como no Tesouro Direto. Lá, você tem títulos de liquidez imediata e o rendimento supera o da poupança", afirma.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar